UFPA realiza Seminário de Autoavaliação da Pós-Graduação

Considerando o atual contexto de reconfiguração das diretrizes avaliativas da pós-graduação brasileira pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em conjunto com as coordenações de cada área de avaliação, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza nos dias 7 e 8 de agosto o Seminário de Autoavaliação da Pós-Graduação da UFPA, no Auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT) da UFPA. As programações do Seminário pela parte da manhã contarão com transmissão ao vivo pelo endereço www.aovivo.propesp.ufpa.br.

O Seminário tem o objetivo de estimular uma discussão continuada sobre a autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação na instituição, integrando coordenadores e vice-coordenadores dos PPGs, técnico-administrativos, representantes discentes e representantes da CAPES. A proposta é potencializar o diálogo, a integração e o protagonismo da comunidade acadêmica na melhoria da qualidade do processo formativo na pós-graduação na Amazônia.

Entre os temas de destaque nas atividades expositivas e interativas estão a formação discente; a qualidade de aprendizagem; os impactos educacionais, políticos, econômicos e sociais; e a produção de conhecimento. O Seminário será realizado por meio de uma programação que conta com palestras, treinamento, mesas-redondas, grupos de trabalho e painéis de experiências.

Programação

No dia 7, após o término da mesa de abertura do Seminário, ocorrerá, às 9h30, a palestra “Aprimoramento da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira”, com o sr. Sérgio Oswaldo de Carvalho Avellar, Coordenador Geral de Normatização e Estudos (CGNE), e neste evento atuando como Diretor de Avaliação (DAV) Substituto, da CAPES. Logo após, às 10h30, ocorrerá a palestra “Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação”, com Robert Evan Verhine, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador da área de Educação na CAPES e Coordenador do GT Autoavaliação da CAPES. Tais programações são voltadas aos dirigentes, secretários e representantes discentes dos PPGs.

Após o almoço, algumas programações paralelas estão previstas. Às 14h, será dado início aos Grupos de Trabalho de Autoavaliação da UFPA, nos quais os coordenadores dos PPGs e representantes discentes, divididos em grupos, contarão com a orientação de pesquisadores da UFPA na facilitação de dinâmicas de autoavaliação dos Programas. Enquanto isso, os secretários dos PPGs participarão do treinamento “Introdução à Plataforma Sucupira, Módulos e Perfis de Usuário”, ministrado por Luis André de Carvalho Losi, assistente em Ciência e Tecnologia da CAPES, com expertise na Plataforma Sucupira.

Já às 16h, ocorrerá o Painel de Experiências de Autoavaliação de PPGs da UFPA, coordenado pela profa. Dra. Maria Ataide Malcher, no qual Programas que já têm iniciado a discussão sobre autoavaliação irão compartilhar suas experiências para apreciação do público participante do Seminário. Em paralelo, haverá o “Treinamento da Plataforma Sucupira e Coleta CAPES”, voltado a uma primeira turma de coordenadores, vices e representantes discentes, também ministrado por Luis André de Carvalho Losi. Esse treinamento deve ocorrer para mais duas turmas no dia 8, uma às 8h30 e a outra às 10h30, para todas as quais as vagas já se esgotaram.

No dia 8 de agosto, a programação inicia às 8h30 com palestra sobre o “Programa de Acompanhamento dos PPGs da UFPA”, com Adriano Penha Furtado, professor da UFPA e Diretor de Programas Estratégicos da PROPESP. Logo após, às 9h30, será realizada a mesa-redonda de “Encaminhamentos para elaboração do Plano de Autoavaliação da UFPA”, com a profa. Dra. Maria Iracilda Cunha Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, profa. Dra. Janice Cunha, diretora de Pós-Graduação da PROPESP e as representações dos GTs de Autoavaliação e facilitadores, trazendo os resultados das discussões empreendidas no dia anterior.

Organização

A organização do Seminário de Autoavaliação da Pós-Graduação da UFPA é da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPESP), por meio de sua Diretoria de Pós-Graduação (DGP) e Coordenação de Gestão de Acordos, com apoio da DAV-CAPES. As inscrições para participação no Seminário podem ser feitas pelo endereço www.propesp.ufpa.br/sapg/.

SERVIÇO:

Seminário de Autoavaliação da Pós-Graduação da UFPA.

Datas: 7 e 8 de agosto.

Local: CAPACIT-UFPA.

Transmissão ao vivo: www.aovivo.propesp.ufpa.br (somente programações da manhã).

Site do Seminário: http://propesp.ufpa.br/sapg.