Coordenador-Geral de Popularização da Ciência do MCTIC profere palestra na UFPA

A ciência, enquanto processo social complexo, é um fator decisivo para o desenvolvimento de um mundo melhor para todos. Em nosso atual contexto, mais do que nunca, é necessário que a ciência esteja cada vez mais presente em nossas vidas, em permanente relação com a sociedade.

Considerando isso, nesta terça-feira, dia 28 de maio, às 9h, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), recebe a visita do Prof. Dr. Ivo Leite Filho, Coordenador-Geral de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para proferir a palestra “Movimentos de Divulgação e Popularização da Ciência na Fotografia de Hoje”, no Auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA. A palestra é aberta ao público e contará também com transmissão ao vivo, pela Internet, através do endereço www.aovivo.nitae.ufpa.br.

Em sua fala, o professor irá compartilhar algumas de suas experiências à frente do Programa de Popularização da Ciência do MCTIC, pelo qual são promovidas feiras e mostras científicas, as Olimpíadas Científicas, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e outros Espaços Científicos Culturais. A partir do atual contexto brasileiro, o professor Ivo irá falar sobre os vazios científicos da popularização da ciência no Brasil, discutir a importância das atividades científicas na Educação Básica para construção de uma sociedade moderna e sobre como formar professores que possam atuar como agentes da Divulgação e da Popularização da Ciência.

Sobre o convidado

O professor Ivo Leite Filho, além de atual Coordenador-Geral de Popularização da Ciência no MCTIC, é docente e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química (PROFQUI) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem ampla experiência na área de Ensino de Ciências, atividades de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, projetos de iniciação científica, formação de professores, atividades científicas, popularização da Ciência e organização de importantes eventos científicos, como a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul (FETECMS).

SERVIÇO:

Palestra: “Movimentos de Divulgação e Popularização da Ciência na Fotografia de Hoje”

Ministrante: Prof. Dr. Ivo Leite Filho, Coordenador-Geral de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Data: 28/05/2019 (terça-feira)

Horário: 9h

Local: Auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA

Transmissão ao vivo: www.aovivo.nitae.ufpa.br. Palestra ao público.