NITAE² recebe pesquisadora da BBC de Londres

Nos dias 14 e 15 de março, o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) recebeu a visita de Vinoba Vinayagamoorthy, pesquisadora da British Broadcasting Corporation (BBC) de Londres (Inglaterra), que esteve no Brasil para agenda de trabalho com pesquisadores do Núcleo, além de atividades acadêmicas abertas à comunidade da UFPA e ao público em geral.

No dia 15 de março (sexta-feira), a pesquisadora preferiu a conferência “Habilitando Interações Mais Ricas: fornecendo experiências em multi-dispositivos conectados e sincronizados”, como parte da Jornada de Cooperação Internacional, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da UFPA, desenvolvida com apoio NITAE².

A conferência foi realizada no Auditório da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), em inglês, com tradução simultânea e transmissão ao vivo pelo site www.aovivo.propesp.ufpa.br. Em sua fala, Vinoba apresentou iniciativas do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da BBC, que tem estudado formas de migrar sua forma de distribuição de conteúdo televisivo por satélite para internet (transição de broadcast para broadband).

Segundo Vinoba, a tendência é que em 30 anos, essa transição se consolide no mercado mundial de televisão, sendo necessárias uma série de reconfigurações na forma que se produz e consome televisão. Entre os cases mostrados pela pesquisadora, estiveram: aplicativos de segunda tela para oferta de conteúdo auxiliar e recursos interativos de televisão; soluções para acessibilidade dos conteúdos a partir de recursos de realidade virtual; soluções de baixo custo para amplificação de áudio 3D nos ambientes de assistência da televisão.

Na tarde do mesmo dia, Vinoba ministrou workshop intitulado “Gerando ideias para o futuro da TV” (Generating ideas for the future of TV), este aberto alunos e professores do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) e pesquisadores parceiros em projetos do NITAE².

Agenda de trabalho
- Na agenda de Vinoba na UFPA, também estiveram reuniões de trabalho com pesquisadores do NITAE² com foco na apresentação de projetos em desenvolvimento e prospecção de possíveis parceiras de pesquisa. Esta integrou a agenda da missão de trabalho do projeto “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais”, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), via Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI). A vinda da pesquisadora se configura como um desdobramento direto do fomento do projeto, que prevê a internacionalização das instituições por meio da cooperação internacional entre grupos de pesquisa e intercâmbio de pesquisadores entre as instituições parceiras.

Sobre a pesquisadora – Vinoba Vinayagamoorthy é PhD em Ciência da Computação pela University College London (UCL), na Inglaterra, com atuação em pesquisa e desenvolvimento de experiências sincronizadas de televisão em telas complementares na BBC, elaborando protótipos para experiências de exibição de conteúdo e estudos exploratórios sobre como os diferentes públicos podem reagir a esses conteúdos.