A II Escola de Estudos Avançados sobre Pesquisa em Cultura, História e Educação Matemática (II EEA) é uma atividade de extensão promovida pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA em parceira com o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT Brasil).

As atividades se baseiam em um momento de aprofundamento teórico-prático sobre educação, cultura, história e suas reflexões acerca da natureza do conhecimento científico, bem como das diretrizes gerais que permeiam o ensino de Matemática. Trata-se de um espaço de debates, de reflexões, de diálogos e de ações que propiciem um ambiente promotor de formação ampliada no tocante aos estudos e às pesquisas em Educação Matemática.

Neste sentido, surge uma oportunidade de intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições, professores da Educação Básica e Superior e estudantes de pós-graduação relativa aos estudos das relações entre Cultura, História e Educação Matemática e seus resultados como focos de abordagem didática para a melhoria do processo de formação e de ação docente, com o objetivo de contribuir ao desenvolvimento conceitual dos estudantes e à superação de obstáculos encontrados pelos professores em suas práticas pedagógicas em sala de aula.

OBJETIVOS

• Aprofundar conhecimentos sobre os fundamentos socioculturais e históricos relacionados à Matemática e suas implicações nas pesquisas em História da Matemática nas dimensões epistemológica, educativa e patrimonial.

• Promover discussões acerca dos princípios que fundamentam as relações entre Cultura, História e Educação Matemática.

PÚBLICO-ALVO

Professores da Educação Básica e Superior em exercício ou estudantes de pós-graduação em áreas afins com a temática da escola.

Acesse a programação completa