Palestra discutirá pesquisas e políticas de inclusão de pessoas com deficiência

O Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) e o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) receberão nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, a Profa. Dra. Flávia Affonso Mayer, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para proferir a palestra “Inclusão: pesquisas e políticas”, a ser realizada às 14h30, no auditório do NITAE².

A professora discutirá a necessidade e importância de realizar e divulgar pesquisas que avaliem e proponham políticas de inclusão, com amplo debate social. A ampliação de oportunidades e do acesso à informação, como condições para uma maior igualdade social, é um aspecto fundamental em sociedades democráticas. Neste contexto, será relatada a experiência do novo Observatório da Linguagem e Inclusão, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, que aborda e fomenta o interesse público em torno de questões relacionadas à temática da deficiência.

O Observatório dedica-se à coleta, ao processamento e à disponibilização de informações relacionadas ao uso da linguagem no campo da inclusão de pessoas com deficiência, promovendo o compartilhamento de sentidos e a ampliação do olhar dos cidadãos sobre essa realidade. Partindo de discussões sobre públicos, vigilância civil e comunicação para a mobilização social, serão apresentadas ainda as potencialidades e limitações enfrentadas no tocante à coletivização da informação e à construção de um discurso consistente acerca da inclusão da pessoa com deficiência.

A palestra é gratuita e aberta ao público, voltada a professores e alunos de graduação e pós-graduação, de todas as áreas de conhecimento que tenham interesse nas temáticas de acessibilidade e inclusão.

A vinda da pesquisadora a Belém é fruto de parceria com o NITAE² e o PPGCIMES. Além da palestra, a professora também fará reuniões de trabalho para o estabelecimento de novas parcerias e projetos, além de participar de disciplinas ofertadas no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino do PPGCIMES.

Sobre a palestrante – A Profa. Flávia Mayer realiza atualmente estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG e realizou pós-doutorado em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui doutorado em Linguística pela PUC Minas e mestrado pelo Departamento de Semiótica da mesma instituição.

A pesquisadora trabalha com temas que envolvem a acessibilidade desde a sua graduação, e seus estudos enfatizam assuntos como semiótica, linguística cognitiva, tradução audiovisual e audiodescrição. Atua ainda como uma das líderes do Grupo SVOA, que surgiu a partir de seus projetos de pós-graduação. O SVOA desenvolve o seu trabalho no campo das políticas de acessibilidade e trabalha com audiodescrição de filmes, peças de teatro e exposições em museus para pessoas com deficiência visual.

Serviço:

Palestra “Inclusão: pesquisas e políticas”

Ministrante: Profa. Dra. Flávia Affonso Mayer

Dia: 12/12/2018