Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte encerra programação na UFPA

Encerrou nesta sexta-feira, dia 24 de novembro de 2017, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Palestras, oficinas e debates marcaram a programação dos dois dias de evento, que iniciou ontem, dia 23 de novembro, no auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA, com objetivo de promover o diálogo e a discussão sobre os desafios do Sistema, bem como tratar sobre as metas e estratégias para seu sucesso e manutenção.

O evento contou com a participação de mais de 40 coordenadores de polos do Sistema Universidade Aberta no Brasil (UAB) localizados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia, vinculados a instituições de ensino como UFPA, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). O Encontro também foi transmitido ao vivo pela internet.

Programação do segundo dia

No segundo dia de programação, houve a palestra “Novos parâmetros no âmbito da Coordenação de Apoio a Polos”, com Alexandre Marques Póvoa, Coordenador de Apoio a Polos (COAP) da CAPES. Em sua fala, o coordenador apontou as ações desenvolvidas pela coordenadoria, com destaque para a criação do Assistente à Docência, um agente que integra a equipe de atuação dos polos e possui como atribuição a promoção de ações que contribuam para a permanência do discente no curso e o apoio ao processo de comunicação entre os atores do Sistema UAB.

Alexandre Póvoa mencionou ainda que a COAP reformulará, neste ano, a forma de monitoramento dos polos do Sistema UAB. Na nova formulação, o monitoramento será realizado in loco e por webconferencia, a partir da análise do índice de eficiência e de evasão dos cursos nos polos, bem como mediante a aplicação de questionários. Para a divulgação dos resultados, está em fase de finalização o desenvolvimento de um aplicativo móvel que armazenará todas as informações sobre os polos, assim como o relatório de análise da CAPES.

Nos próximos anos, a CAPES prospecta implantar um novo sistema de intranet nos polos da região com objetivo de levar o acesso à internet a localidades remotas. Também está sendo estudada a possibilidade de inserir cabos de fibra ótica no fundo dos rios amazônicos para a geração de energia elétrica.

A segunda palestra do dia foi “Relatos de experiências em gestão nos polos UAB e explanação acerca dos Fóruns de Coordenadores de polos UAB”, com o Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos UAB, Prof. Me. Edilson Carlos Balzzan, trazendo informações relevantes sobre gestão financeira e pedagógica.

Pela parte da tarde, houve a continuidade da oficina sobre gestão dos polos UAB. Neste segundo momento, os coordenadores apresentaram os resultados obtidos por meio da dinâmica em grupo. Um representante de cada equipe foi escolhido para expor aos demais o consenso do grupo em relação as atividades de gestão e de infraestrutura dos polos.

Balanço do evento e prospecções para a região

A Coordenadora do Polo UAB de Ariquemes-RO, Marinez de Paula Vendremel Fernandes saiu do evento com grandes expectativas. “Eu estou muito feliz com tudo que foi trabalhado e discutido aqui e acredito que os meus colegas também estão. O Encontro foi importante para refletir sobre a nossa atuação junto à CAPES. À medida que nós conseguimos realizar essa troca de experiências, conhecer o trabalho do outro e perceber o que pode ser melhorado e ajustado, a gestão se torna mais fácil”, afirmou.

O Coordenador de Apoio a Polos (COAP), Alexandre Póvoa, também avaliou de forma positiva o Encontro na região Norte. “Nós aprendemos muito com os coordenadores que têm trabalhado com empenho e dedicação desde o começo das atividades do Sistema. Represento toda a equipe da CAPES quando afirmo que esses dois dias foram muito produtivos, pois pudemos conhecer a realidade de cada localidade e, dessa forma, teremos base para gerenciar os desafios que a região enfrenta e auxiliar no que estiver ao nosso alcance”, afirmou.