Ações em escola da Ilha do Combu, em Belém, marcam segundo dia da SNCT no Pará

Entre as diversas atividades que estão ocorrendo nos municípios paraenses para a SNCT 2017, promovidas pelo projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”, na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, ocorreram palestras, exposições e oficinas para as crianças e professores da Escola Municipal Prof. Milton Monte, localizada na Ilha do Combu, em Belém.

As ações começaram bem cedo, com a travessia do rio, da margem de Belém à ilha, para um dia de muito aprendizado e de ricas experiências. Na escola, após uma apresentação do projeto para as crianças, as atividades foram abertas.

O professor Marcos Diniz mostrou a Matemática através das bolhas de sabão

De meio de transporte, o barco se tornou um espaço de exposição, através da atividade “Ciência Móvel no Barco”. Os alunos da Escola Milton Monte puderam interagir com os objetos, aprender sobre matemática e física e experimentar novas tecnologias. Uma delas foi o aplicativo desenvolvido sob a coordenação do Prof. Marcos Diniz e do Prof. Dionne Monteiro (PPGCIMES-UFPA). Através da tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada, os estudantes puderam visualizar figuras geométricas em 3D utilizando celular e óculos especiais.

Softwares educacionais

Objetos de ensino de Física

O convidado especial do projeto, Prof. Celso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi um dos destaques do dia. Durante a programação, o professor, que é uma grande referência na matemática brasileira, promoveu a apresentação “O Mundo Mágico da Matemática”, dialogando com as crianças e aproveitando para trabalhar alguns conceitos matemáticos apropriados à idade delas, utilizando abordagens que estimulavam a curiosidade e a interação dos alunos.

O professor Celso Costa realizou a apresentação "O Mundo Mágico da Matemática"

Brincando e aprendendo

As crianças puderam exercitar os conhecimentos matemáticos em oficinas, brincando em atividades práticas, observando e tocando com as próprias mãos a Matemática que existe no cotidiano. Uma das oficinas, “A Matemática da rasa de açaí”, ministrada pelo Prof. José Miguel Martins Veloso, relacionou a Geometria com os elementos amazônicos açaí e a rasa, que é o cesto no qual o fruto é transportado. Os alunos eram desafiados a estimar a quantidade de frutos presentes na rasa, explorando conhecimentos sobre cálculos de estimativas e discutindo medidas de pesos e volumes.

Nas oficinas de “Cartões Fractais” e “Colagem de Fractais” os alunos montavam suas próprias produções com papel e formas geométricas básicas, produzindo objetos artísticos e exercitando o conhecimento matemático.

Oficina com a rasa de açaí, ministrada pelo Prof. José Miguel Martins Veloso

A atividade “Brincando com números e formas” exercitou o conhecimento das crianças através de divertidas dinâmicas de identificação de números e formas geométricas, como quadrado, triângulo e círculo. Teve contação de histórias, reconhecimento das formas geométricas na natureza, atividades de coordenação motora e de raciocínio para as crianças.

Mostra de vídeos

A Mostra VerCiência, integrante da programação da SNCT, também esteve entre as atividades realizadas na escola. Duas salas de aula foram transformadas em cinemas e os alunos puderam assistir aos filmes selecionados pela equipe do projeto, com direito a pipoca e picolé. O objetivo dessa ação foi disponibilizar e socializar o conhecimento científico a partir de produções audiovisuais.

Os alunos dessa escola são da educação infantil e tiveram a oportunidade de assistir vídeos que muitas vezes não têm a oportunidade de assistir pela internet. São filmes voltados para a idade desse público, dublados, de fácil compreensão e que têm a matemática como o assunto principal, mostrando que ela faz parte do cotidiano das crianças.

Teve audiovisual e Matemática na Mostra VerCiência

As atividades do projeto durante a SNCT 2017 vão até o dia 29 de outubro, em escolas de Belém e outros municípios do Pará. Para acompanhar todas as atividades, acesse a página do Facebook e o perfil do Instagram do projeto.