Prof. Celso Costa é convidado especial da SNCT na UFPA

Um dos destaques da programação do projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017 (23 a 27 de outubro), é a presença do Prof. Celso José da Costa, grande referência da área da Matemática no Brasil.

Em 1982, no doutorado, no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o pesquisador  descobriu as equações de uma superfície mínima que atualmente leva seu nome: a Superfície Costa, ou Costa Surface. Essa descoberta resolveu um problema matemático em aberto, na época, há mais de 200 anos e, até hoje, é uma grande contribuição para a área.

Atualmente, Celso Costa é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo atuado como professor visitante na Universitè de Chambery e na Universitè de Grenoble, ambas na França. É também membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1999.

Além da Matemática, o professor também tem uma atuação bastante significativa na área de Educação a Distância. Já foi diretor de Educação a Distância da Coodenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenador da UAB na UFF. Atuou como relator da Comissão de Avaliação do I Edital de implementação da UAB e foi vice-presidente do Consórcio CEDERJ (UFF, UFRJ, UNIRIO, UERJ e UENF), além de coordenar o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFF.

A vinda do professor Celso a Belém para a SNCT 2017 é fruto do diálogo e parceria estabelecidos com projetos e pesquisadores da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) e do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Na programação, o pesquisador participará de duas atividades especiais. A primeira já acontece nesta terça-feira, 24 de outubro, quando o professor Celso vai realizar a apresentação “O mundo mágico da Matemática”, para os alunos da Escola Municipal Prof. Milton Monte, na Ilha do Combu, nas proximidades de Belém. Por meio de demonstrações, vai revelar o que há de mágico nessa área de conhecimento.

No dia 25 de outubro, especialmente para o Dia C da Ciência, o professor Celso vai ministrar a palestra “Uma superfície insólita”, sobre a Superfície Costa. A atividade vai acontecer às 14h30, no auditório do Lar Fabiano de Cristo, no Bairro do Guamá, em Belém, para os alunos e professores da Escola Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro.

Essa participação especial do Prof. Celso Costa na SNCT 2017 no Pará tem como proposta destacar as contribuições da Matemática brasileira, a partir de um dos seus expoentes, assim como mostrar que é da curiosidade e do raciocínio em situações simples do dia a dia que nascem e se desenvolvem grandes perguntas que movem o pensamento científico.