Exposição do projeto Artemática mostra que a Matemática está em tudo!

Produtos do projeto Artemática destacam o lado artístico da matemática e mostram como ela está no cotidiano de todos.

Nesta segunda-feira, dia 23 de outubro, às 18h, ocorrerá a abertura da exposição A Matemática está em tudo! (Expomat), promovida pelo projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática” da Universidade Federal do Pará (UFPA), pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). A abertura ocorre no espaço de eventos do Shopping Bosque Grão-Pará e a exposição segue no mesmo espaço até o dia 29 de outubro, sempre com visitação de 10h às 22h, integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017), da qual leva o mesmo tema.

Olhe atentamente ao seu redor. Agora tente perceber onde está a Matemática. Veja, ela está em tudo! Na arquitetura, na tecnologia, na culinária…. É isso que a exposição procura evidenciar: que a Matemática também está na Arte. A programação visa divulgar e incentivar os jovens a explorarem esta ciência de forma divertida.

A mostra reúne os produtos desenvolvidos ao longo do Artemática, mostrando como é possível fomentar o diálogo entre Matemática e Arte para favorecer a aprendizagem. Entre as peças da exposição estão objetos matemáticos como os cartões fractais, a esponja de Menger, o triângulo e o tapete de Sierpinski. Tratam-se de objetos matemáticos construídos por meio de processos iterativos, apresentando cópias de si mesmos, em escalas menores ou maiores.

O tapete e o triângulo de Sierpinski recebem este nome porque foram descritos pelo matemático polonês Waclaw Sierpinski. Já a esponja de Menger foi caracterizada pela primeira vez em 1926 pelo matemático austríaco Karl Menger.

Degraus fractais estarão em exibição na Expomat. Foto: Nayara Amaral.

Além das figuras geométricas, fará parte da exposição o caderno de Artemática, com atividades matemáticas de diferentes níveis de dificuldade. O fascículo traz personagens ilustrados para tornar a aprendizagem mais divertida. Phi, a letra grega que representa o número de ouro, é o líder de uma turminha composta por outros três integrantes: Phida, que além de filósofa é uma excelente artista, traz boas dicas para resolver as tarefas; a pequena Phiphi compartilha suas curiosidades com o público; já o DesaPhio adora charadas, por isso ajuda a resolvê-las. Estes personagens também estarão na exposição, confeccionados em impressora 3D.

O Artemática é realizado no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, sob a coordenação da professora Cristina Lúcia Dias Vaz, com financiamento do Edital nº. 02/2017 do MCTIC/CNPq, que apoia eventos de divulgação e popularização da ciência, especialmente da Matemática.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a SNCT tem o objetivo de estimular o contato das pessoas com a ciência. O tema deste ano, “A Matemática está em tudo!”, faz alusão ao Biênio da Matemática no país.

Texto: Mayara Maciel

Exposição “A Matemática está em tudo!”

Período: de 23 a 29 de outubro.

Abertura: 23 de outubro, às 18h.

Visitação: de 10h às 22h.

Local: Shopping Bosque Grão Pará (Av. Centenário, 1.052, Val-de-Cans – Belém - PA).

Entrada gratuita. Livre a todos os públicos.