Coordenação da AEDi realiza visitas a polos UAB no estado do Pará

O Assessor de Educação a Distância e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Pará (UFPA), José Miguel Martins Veloso e a coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDi), professora Maria Ataide Malcher,  iniciaram no dia 10 de junho uma série de visitas a oito polos da UAB no nordeste e no sudeste do estado do Pará, localizados nos municípios de Altamira, Barcarena, Goianésia, Jacundá, Marabá, Moju, Pacajá e Tailândia.

Entre os objetivos dos encontros destacam-se: a realização de reuniões de trabalho, visando dialogar com representantes dos polos sobre dificuldades, necessidades e avanços na região; conhecer o estado atual da infraestrutura ofertada aos discentes e docentes, além de estreitar a parceria da Universidade com as Secretarias Municipais de Educação.

A agenda de visitas iniciou pelo Polo de Barcarena, situado a 106km da capital paraense. Na oportunidade, o professor José Miguel Veloso, visitou os espaços acadêmicos e administrativos, além de participar de uma reunião com a equipe do polo e representantes da Secretária Municipal de Educação, Ivana Ramos Nascimento. No encontro, estiveram presentes a Assessora Jurídica, Camila Magno, a Professora da rede, Odineia Serrão, e a Coordenadora do polo, Ivani Rodrigues Nascimento, que reforçaram o interesse pela oferta e o desenvolvimento de cursos UAB no município. A equipe do polo se comprometeu a dispor de todas as condições necessárias para realização das atividades acadêmicas. A expectativa é de que em breve novas turmas das licenciaturas em química e física sejam abertas.

A segunda localidade visitada foi Moju. Houve reunião com a Secretária de Educação do município, Maria Lucia Cristo de Souza, a Coordenadora do polo UAB, Maria das Dores de Barros e Souza, e a Secretária do polo, Monica Barros de Souza. O polo de Moju retomou suas atividades com a licenciatura em matemática no primeiro semestre de 2017.

Moju

Visita ao polo UAB de Moju

A primeira etapa das visitas encerrou no munícipio de Tailândia, localizado a 240km da capital do estado. O Polo UAB de Tailândia passou por reformas e modificações em sua infraestrutura, gerando mudanças qualitativas nos ambientes de ensino-aprendizagem. Esse resultado é fruto de um esforço integrado entre a administração do polo, coordenado pela professora Maria Gorethe Bozetti Biancardi, com o suporte da secretária Simone Alessandra Navarro, e a prefeitura do município, principalmente, o Prefeito Paulo Liberte Jasper, a Vice-Prefeita, Maria Regina Pereira Góes, e a Secretária de Educação Maria Gorett Lima Paganini. Serão previstos cursos para Tailândia no próximo Edital da CAPES para a UAB.

Tailandia

Visita ao polo UAB de Tailândia

Para o Professor José Miguel Veloso, o balanço das primeiras visitas é positivo. “Neste primeiro momento, pudemos constatar que os polos têm investido em sua infraestrutura para oferecer melhores condições para o ensino-aprendizado. Os espaços apresentaram uma boa conexão de Internet e bibliotecas em funcionamento com acervos interessantes disponíveis para os alunos. Além disso, para atender às necessidades de Pessoas com Deficiência, possuem acessibilidade total”, analisou.

Em continuidade à agenda de visitas, o Coordenador seguirá viagem para os municípios de Goianésia, Jacundá, Marabá, Pacajá e Altamira.