Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da UFPA inicia suas atividades com aula inaugural aberta ao público

O recém-criado Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferta o curso de Mestrado Profissional em Ensino, dará início às atividades acadêmicas de sua primeira turma na sexta-feira, 5 de maio, com a realização da Aula Inaugural “Criatividade na Educação Superior: importância, desafios e estratégias de promoção”, que ocorrerá às 9h, no auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), Campus Profissional, UFPA.

A Aula será ministrada pela docente convidada, Profa. Dra. Eunice Maria Lima Soriano de Alencar, mestre e doutora em Psicologia, pela Purdue University, Estados Unidos e professora da Universidade de Brasília (UnB), onde desenvolve pesquisas sobre criatividade, ensino superior, altas habilidades e superdotados. Entre os assuntos que serão abordados, estão a importância da criatividade e da inovação no ensino superior, bem como os desafios que a implantação dessas práticas enfrenta e as estratégias possíveis para realizá-las.

O evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo na internet pelo site da Assessoria de Educação a Distância, por meio do link https://goo.gl/gFhlKY, que pode ser acessado em qualquer dispositivo, incluindo tablets e smartphones, sem a necessidade de instalação de programas específicos. A Aula contará com a participação de docentes, alunos e convidados. Será um momento de apresentação da proposta do Programa e de integração com a comunidade acadêmica e a sociedade.

Proposta e concepção do PPGCIMES

Formar mestres aptos para explorar, de forma criativa e inovadora, diferentes recursos educacionais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com o propósito de fornecer soluções para o ensino-aprendizagem na educação superior. Esse é o objetivo do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), aprovado na 169ª Reunião do CTC-ES da CAPES.

O Programa oferta o curso de Mestrado Profissional em Ensino, possui uma Área de Concentração em “Metodologias de Ensino-Aprendizagem” e duas Linhas de Pesquisa: “Inovações Metodológicas no Ensino Superior” (INOVAMES), e “Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais” (CIPPE).

Sua implantação nasce em um contexto de grandes desafios para o Brasil, especialmente, para a Região Amazônica, no que se refere à educação. Apesar dos avanços nas últimas décadas, o país ainda enfrenta sérios déficits de qualidade na formação básica e universitária. Em contraposição, os índices de acesso à informação e uso de recursos tecnológicos e midiáticos se ampliam exponencialmente. Assim, a proposta do PPGCIMES é exatamente contribuir para a reversão desse contraste, potencializando o uso das TICs para o ensino-aprendizagem no Ensino Superior.

Para a primeira turma, foram ofertadas 24 vagas, sendo 12 para cada uma das duas Linhas de Pesquisa.

SERVIÇO:

Aula Inaugural do PPGCIMES-UFPA

Tema: Criatividade na Educação Superior: importância, desafios e estratégias de promoção

Ministrante: Profa. Dra. Eunice Maria Lima Soriano de Alencar

Data: 5 de maio de 2017 (sexta-feira)

Horário: 9h

Local: Auditório do PGITEC (Prédio da Pós-Graduação do ITEC), localizado no campus Profissional, UFPA.

Transmissão ao vivo: site da Assessoria de Educação a Distância, por meio do link https://goo.gl/gFhlKY