Abertas inscrições para primeira turma do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, da UFPA

Formar mestres aptos para explorar, de forma criativa e inovadora, diferentes recursos educacionais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com o propósito de fornecer soluções para o ensino-aprendizagem na educação superior. Esse é o objetivo do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Aprovado na 169ª Reunião do CTC-ES da CAPES, o Programa divulga o Edital para a seleção da primeira turma. Clique aqui para acessar o Edital.

O período de inscrições do Processo Seletivo da turma 2017 do PPGCIMES da UFPA vai de 08 de fevereiro até o dia 08 de março de 2017. O Programa oferta o curso de Mestrado Profissional em Ensino, cuja Área de Concentração em “Metodologias de Ensino-Aprendizagem” busca formar recursos humanos aptos a conceber, desenvolver, testar e avaliar processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem no ensino superior, em diferentes áreas do conhecimento.

São 24 vagas ofertadas, sendo 12 para cada uma das duas Linhas de Pesquisa do Programa: “Inovações metodológicas no ensino superior” (INOVAMES), mais orientada às inovações em métodos e técnicas e “Criatividade e inovação em processos e produtos educacionais” (CIPPE), voltada para a concepção e desenvolvimento de processos e produtos criativos para o ensino-aprendizagem.

Como Mestrado Profissional, o curso visa à geração de soluções aplicáveis em situações sociais reais. Assim, os mestres formados deverão conceber e desenvolver um processo e/ou produto educativo em formato artesanal ou em protótipo (como sequência didática, aplicativo de computador, jogo, vídeo, entre outros), que contemple a participação de alunos de graduação.

Processo Seletivo

Podem se inscrever graduados de nível superior de qualquer área do conhecimento, que tenham como proposta projetos de intervenção voltados à resolução de problemas reais do ensino-aprendizagem. As inscrições são presenciais, feitas na secretaria do Programa, localizada no prédio da Assessoria de Educação a Distância da UFPA, ou via Correios no caso de candidatos não residentes em Belém, conforme orientações presentes no Edital.

Para se inscrever, o candidato deverá apresentar o formulário de inscrição preenchido, como indicado no Edital, juntamente com: diploma ou declaração de conclusão de nível superior; histórico escolar da graduação; documentos de identificação; fotografia 3X4; currículo Lattes atualizado e comprovado; anteprojeto; carta de comprometimento; comprovante de proficiência em língua estrangeira; e comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$80,00, via GRU. Os candidatos poderão solicitar isenção da taxa, conforme orientações do Edital.

O Processo Seletivo terá seis fases: Inscrição; Exame de Proficiência; Prova Escrita; Avaliação do Anteprojeto; Entrevista e Defesa do Anteprojeto; e Prova de Títulos. O calendário completo encontra-se também no Edital. O candidato deve comparecer a todas as fases, munido de identificação e comprovante de inscrição.

Concepção do Programa

O PPGCIMES é implementado em um contexto de grandes desafios para o Brasil, especialmente, para a Região Amazônica, no que se refere à educação. Apesar dos avanços nas últimas décadas, o país ainda enfrenta sérios déficits de qualidade na formação básica e universitária. Em contraposição, os índices de acesso à informação e uso de recursos tecnológicos e midiáticos se ampliam exponencialmente. A proposta do PPGCIMES é exatamente contribuir para a reversão desse contraste, potencializando o uso das TICs para o ensino-aprendizagem no Ensino Superior.

Inserido na Área de Avaliação em Ensino e na Área de Conhecimento Multidisciplinar da CAPES, o Programa é composto por corpo docente com professores de diferentes áreas do conhecimento, com competências e experiências diversas em projetos e pesquisas voltados para a criatividade e inovação dos processos de ensino-aprendizagem.

As aulas do Programa serão presenciais, com início previsto ainda para o primeiro semestre de 2017.

Processo Seletivo da turma 2017 do PPGCIMES

Período de inscrições: 08 de fevereiro a 08 de março de 2017

Consulte o Edital: http://www.aedi.ufpa.br/images/sampledata/slideshow/Edital_PPGCIMES_Selecao_2017.pdf

Endereço: Rua Augusto Corrêa, nº 01, Universidade Federal do Pará - Cidade Universitária José da Silveira Netto - Campus Básico Guamá - Prédio da Assessoria de Educação a Distância.

Horário de funcionamento da secretaria: 9h às 13h – 14h30 às 16h