Seminário no campus de Abaetetuba debate a Educação a Distância

O Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará (CABAE-UFPA) promoveu na última sexta-feira, dia 04 de março, em parceria com a Assessoria de Educação a Distância (AEDi), o I Seminário sobre Educação a Distância no Campus de Abaetetuba/UFPA. O objetivo foi esclarecer questões sobre essa modalidade de ensino, que tem sido estratégica para ampliar e qualificar as ações educacionais na região amazônica. Trata-se da primeira atividade de uma série de outras para fomentar a implantação de cursos de formação continuada por meio da EaD no campus de Abaetetuba e em toda a região do Baixo Tocantins.

A ideia inicial de promover o Seminário foi do técnico Devison Amorim do Nascimento, em articulação com a coordenação do CABAE e com a AEDi. O evento foi voltado para a comunidade acadêmica do campus, assim como de outros campi localizados na região do Baixo Tocantins e de outras instituições de ensino de Abaetetuba.

“O evento veio para expor o que é a Educação a Distância hoje e faz parte da política de estender os cursos a distância da UFPA para outros campi, como o de Abaetetuba, que ainda não possui cursos nessa modalidade. Discutimos com a comunidade acadêmica de lá a introdução das tecnologias da informação e da comunicação no ensino superior e buscamos entender as necessidades da graduação em Abaetetuba”, relatou o professor José Miguel Martins Veloso, assessor de Educação a Distância da UFPA. De acordo com o pesquisador, a intenção é que, em breve, comecem a ser ofertados cursos no campus sobre a plataforma Moodle e a produção de material didático para a graduação a distância.

A programação contou com a presença de diversos professores com atividades na Assessoria de Educação a Distância e profissionais de reconhecida experiência em EaD, além da coordenação do Campus Universitário de Abaetetuba. As discussões abordaram os benefícios, recursos e desafios da implantação da modalidade à distância no desenvolvimento da região e universalização do ensino superior.

Programação

O professor Sebastião Martins Siqueira Cordeiro, vice-coordenador do Campus de Abaetetuba, abriu a programação, que se seguiu com a palestra “A Educação a Distância na UFPA hoje”, ministrada pelo professor José Miguel Martins Veloso. A plataforma Moodle, utilizada nas ações de educação a distância na UFPA, foi tema do workshop “Recursos da Plataforma Virtual de Aprendizagem Moodle”, que teve o professor Dionne Cavalcante Monteiro como ministrante.

Pela parte da tarde, no evento, os professores  Gleomar Fabiano Maschio (Curso de Biologia a Distância), Andrey Moacir do Rosário Marinho (Curso de Química a Distância), Ângela Maria da Silva Kobayashi (diretora da Faculdade de Administração da UFPA e coordenadora do curso de Administração Pública a Distância) e Fíbia Brito Guimarães (diretora adjunta da Faculdade de Administração da UFPA) participaram como debatedores da mesa redonda “Os Cursos de Graduação na Modalidade à Distância da UFPA”.

A programação foi encerrada com o workshop “Recursos do Repositório UFPA Multimídia”, com as professoras Marianne Kogut Eliasquevici, (coordenadora pedagógica da AEDi) e Maria Ataide Malcher (coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da AEDi).