Banner Transmissão Ao Vivo

AEDi realiza Workshop de projeto de cooperação internacional

No dia 31 de março, foi realizado o primeiro Workshop Online do projeto "Matriz comparativa de pesquisa qualitativa", desenvolvido pela Assessoria de Educação a Distância (AEDi) da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), localizada na Bélgica. O evento, que ocorreu no auditório da AEDi, em Belém, contou com a presença de professores e estudantes (mestrado e iniciação científica), assim como professores da KU Leuven (Bélgica) – líder do projeto na Europa –, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição nacional associada ao projeto.

A professora Marianne Kogut Eliasquevici, coordenadora pedagógica da AEDi e responsável pelo primeiro pacote de atividades do projeto, abriu o worskhop e recebeu os professores Mariângela Toaldo, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, e David Geerts, gerente de pesquisa do Meaningful Interactions Lab (Mintlab - KU Leuven-imec), que participaram por videoconferência.

O workshop teve como objetivo consolidar a revisão de literatura feita pelos três grupos que atuam no projeto, a respeito de conceitos fundamentais para as pesquisas qualitativas em Comunicação, sendo eles interação, experiência e apropriação. No sentido de aprofundar a discussão e compartilhar conhecimento entre os grupos, o professor David Geerts apresentou as principais metodologias do Design Centrado no Usuário (ou User Centred Design – UCD) e do Design Participativo adotadas nos projetos do Mintlab.

O projeto prevê a cooperação internacional entre a UFPA e a KU Leuven e conta com a colaboração da UFRGS, como associada. Este foi aprovado na 2a. Chamada do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), via Edital n. 02/2015 da CAPES. O objetivo é desenvolver uma matriz comparativa que aproxime as abordagens em pesquisa qualitativa do Brasil e da Bélgica. Nesse sentido, o workshop foi um passo importante para o desenvolvimento da referida matriz e para a definição de estratégias de cooperação entre as equipes nas diferentes frentes de trabalho do projeto.