Notícias - Mais Notícias

A Universidade Federal do Pará será sede da décima edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), de 11 a 13 de junho de 2013, em Belém do Pará. O congresso, que vem com o tema "EAD rompendo fronteiras”, está com inscrições abertas para submissão de trabalhos e mini-cursos, e também lançou ontem, 30, o site do encontro, confira: http://esud2013.com.br.

O ESUD é uma realização anual da Associação Universidade em Rede (UniRede), que neste ano conta com a parceria da UFPA, o que vem proporcionar o congresso ser na Amazônia.  Para o coordenador geral do evento e assessor de educação a distância da UFPA, José Miguel Martins Veloso, o ESUD será uma oportunidade para debater e compartilhar questões sobre a teoria e a prática da EAD aplicadas atualmente em diferentes regiões do Brasil e em países da América Latina, pois pela primeira vez o evento receberá trabalhos em português e em espanhol.

"O ESUD já ocorreu em todas as regiões do país, com exceção da região norte. Com este evento em Belém, e na UFPA, preencheremos uma lacuna. A escolha da UFPA na região norte para sediar o evento comprova a maturidade do ensino a distância na UFPA, e o papel de inovação que a mesma vem mostrando na inclusão de mais brasileiros no ensino superior. Vamos atender a todos os congressistas do melhor modo possível, para que levem boas lembranças de nossa cidade e de nossa universidade", afirma o professor.

Programação - O congresso, que objetiva ser um espaço aberto para fortalecer o movimento nacional e internacional por uma educação de qualidade sem fronteiras, reunirá alunos, tutores, professores, coordenadores de polo, gestores e demais interessados em EaD, que poderão assistir a palestras, apresentar trabalhos, participar de grupos de discussão e minicursos. A expectativa é reunir um público de 800 pessoas.

A programação do evento fomentará o diálogo e a reflexão sobre a educação a distância, partindo do olhar e das experiências vivenciadas nessa modalidade de ensino, considerando as especificidades dos países e das regiões, em especial a amazônica, e estimulando a interação entre os diversos atores desse processo, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional.

Inscrição - Para participar do ESUD 2013 é fácil. Basta acessar o site do evento: http://esud2013.com.br  e inscrever-se na aba Inscrição. Os prazos para inscrições e submissão de trabalhos e de propostas de minicurso estão disponíveis neste site, na aba Trabalhos Científicos > Orientação para Submissão. Os artigos devem estar de acordo com as normas para editoração disponíveis no site. A data limite de envio é 25 de março de 2013 (Português ou Espanhol).

Confira a programação do X ESUD:

11/06/2013 (Terça-feira)

Minicursos (manhã)

Reunião Comitê de Coordenação Política (CCP)

Minicursos (tarde)

Reunião Conselho de Representante (CR)

Local: Instituto de Tecnologia da UFPA

Conferência de abertura (noite)

12/06/2013 (Quarta-feira)

Palestras (manhã)

Local: Centro de Convenções da UFPA

Apresentação de trabalhos, pôsteres e sessões de trabalho (tarde)