Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos

 

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As questões envolvendo a hidrogeologia sensu stricto e o ciclo da água, na natureza de modo geral, precisam ser mais bem estudados com o objetivo de se subsidiar respostas aos inúmeros problemas que a sociedade enfrenta atualmente, tais como: escassez de água, problemas de contaminação de lençóis subterrâneos rasos, interações negativas entre mananciais superficiais e as águas subterrâneas, falta de uma política eficiente no gerenciamento dos recursos hídricos regionais, entre muitos outro. A formação de recursos humanos, sobretudo a formação profissional em nível de graduação e pós-graduação, bem como a reciclagem de profissionais é importante para atuar a favor do recurso hídrico, seja em órgãos do governo, instituições privadas, ONGs ou mesmo empreendendo na área.

No passado recente foram ofertados cerca de oito cursos de especialização na área de hidrogeologia e meio-ambiente no Instituto de Geociências da UFPA. Concluídos com absoluto sucesso, possibilitaram a interação com diversos órgãos do poder público e com instituições privadas, caracterizando-se como um importante gerador de conhecimentos na carente área da hidrogeologia e fomento para a proposição de importantes projetos técnico-científicos.

Que tal aproveitar o potencial do mercado obtendo todo esse conhecimento?

 

 

OBJETIVO

  • Especializar técnicos em gestão de recursos hídricos e em questões ambientais, por meio da modalidade de ensino a distância, como forma de democratizar o acesso a cursos de pós-graduação lato sensu;
  • Melhorar o desempenho da administração pública, no tocante à formulação, gestão, acompanhamento e avaliação de Planos, Programas e Projetos;
  • Favorecer a perspectiva do desenvolvimento regional sustentável;
  • Gerar impactos no desenvolvimento do Estado, através da expansão da pós-graduação na modalidade à distância;
  • Disseminar o ensino a distância como alternativa à expansão do ensino e à inclusão social;
  • Proporcionar os fundamentos para avaliação das condições de ocorrência, uso e proteção das águas;
  • Formar, capacitar e reciclar profissionais de diversas áreas na aplicação de novas metodologias de gestão de recursos hídricos e das questões ambientais;
  • Desenvolver e consolidar grupos multidisciplinares e interdisciplinares;
  • Fornecer subsídios para proporcionar uma maior interação entre o meio acadêmico-científico e os órgãos do poder público e privado que interagem na gestão dos recursos hídricos e do meio ambiente regionais.

 

PÚBLICO ALVO

O GRH será destinado a técnicos portadores de diploma de conclusão de curso superior, os quais ocupem ou desejam ocupar funções estratégicas de decisão, gerência, acompanhamento e avaliação de Planos, Programas e Projetos no âmbito da gestão de recursos naturais com ênfase na água e no meio ambiente em geral.

A proposta pedagógica do curso está fundamentada numa concepção crítica das relações existentes entre educação, sociedade e trabalho que envolve uma prática educativa transformadora e participativa.

O Curso, geograficamente, é aberto tendo como condição fundamental para o cursista, a possibilidade de comunicação online, tendo em vista que o mesmo será centralizado numa plataforma de trabalho em rede, a plataforma MOODLE, ou outra plataforma que venha a se mostrar mais conveniente, contendo os recursos necessários para favorecer a aprendizagem em ambiente virtual, de acordo com as novas tendências do e-learning.

 

O QUE O CURSO VAI TE POSSIBILITAR?

  • Aperfeiçoar a sua formação e ampliar seu conhecimento no âmbito do planejamento e gestão dos recursos hídricos, uso e proteção de recursos hídricos; 
  • Contribuir para o seu aperfeiçoamento e possibilitar a atuação em planejamento de projetos, gestão e avaliação de planos; 
  • Entender a distribuição das chuvas no Brasil e sua influência nas águas superficiais e de abastecimento; 
  • Conhecer os melhores procedimentos para uso racional das águas;
  • Conhecer as principais legislações aplicadas aos Recursos Hídricos.

 

METODOLOGIA

A Metodologia do Curso será a do Ensino a Distância (EAD). Trata-se de uma tecnologia educacional baseada na contribuição científica contemporânea no âmbito dos multimeios de comunicação, adotada em grandes universidades no Brasil e no mundo, nas organizações tanto públicas como particulares, cujo amparo legal para a sua efetivação encontra-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Art. 47, parágrafo 3º. 

Os nossos multimeios contam com:

  • Home page exclusiva do Curso, com ambiente interativo no site para facilitar a comunicação a distância entre alunos, tutores e administradores, favorecendo o acompanhamento permanente, a troca de experiências  e os exercícios.

Que incluem as ferramentas de: 

  • Janela para troca de mensagens entre todos os participantes e entre estes e o corpo docente;
  • Espaço tira-dúvidas, para ser respondido pelos Tutores;
  • Exercícios formativos;
  • Janela de DICAS (dos Tutores);
  • Espaço para Fórum de discussão;
  • Cadastro de todos os cursistas com respectivos endereços;
  • Links, bibliografia e material complementar;
  • Mural de avisos;
  • Vídeo aulas;
  • Biblioteca.

Serão disponibilizados no site os Módulos Temáticos (MTs) do Curso, cada um versando sobre um sub-tema, como pode ser visto no conteúdo programático e por um Guia Didático contendo informações, orientações e cronograma de todas as atividades acadêmicas do Curso.

Os multimeios do Curso serão dinamizados por professores-tutores e administradores do site (WEB designer, Coordenador do Curso, Secretário Executivo e Bolsistas).

Os professores-tutores serão fundamentais no acompanhamento,  avaliação, alimentação do site e da aprendizagem, durante todo o Curso.

 

DOCUMENTOS

                

CRONOGRAMA BÁSICO E INVESTIMENTO

  • Inscrição: R$ 200,00 (duzentos reais) - somente através de depósito identificado em conta e envio do comprovante por esse e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Investimento: 24 (vinte e quatro) parcelas mensais de R$ 487,50 (Quatrocentos e oitenta e sete reais).
  • 5 % de desconto para pagamento da mensalidade antes do quinto dia útil;
  • 10 % de desconto para pagamento a vista;
  • 10 % de desconto para grupo de 5 ou mais pessoas.

      *Todos receberão de volta o valor da matrícula caso o curso não atinja o número mínimo de alunos e não se concretize. Caso a desistência seja feita pelo aluno, não será devolvido o valor da matrícula.

 

 

A INSCRIÇÃO

O processo de seleção se dará da seguinte forma:

  • Preenchimento do formulário de inscrição;
  • Enviar a documentação necessária para o e-mail do curso;
  • Aguardar a análise da documentação;
  • Verificar resposta da análise que será enviada para o e-mail que foi cadastrado no formulário;
  • Realizar o pagamento da taxa de matricula.

Documentação Necessária:

  • Cópia autenticada de diploma de conclusão de curso superior ou declaração de concluinte do curso;
  • Cópia simples de documento de identificação;
  • Cópia simples do CPF;
  • Cópia do comprovante de residência.

Os documentos devem ser cópias digitalizadas e enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., após aprovação os documentos deverão ser enviados por correio para o endereço que consta no edital.

 

AVISO: A coordenação do Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos tem o direito de  mudar a data ou cancelar o curso caso não tenha o número mínimo de aluno.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo do curso será distribuído em IV MÓDULOS TEMÁTICOS, que reúnem um conjunto de conhecimentos, organizados em disciplinas específicas, aos quais corresponde à programação a seguir. Também se incluem,  a capacitação desejável para o trânsito pelas plataformas de informação disponíveis na rede mundial de computadores – a internet.

 

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

 

MÓDULO TEMÁTICO I: FUNDAMENTOS;  CR=  20    CH= 300

Disciplinas

CR.

C.H.

Professor(a) da CCLS

Metodologia da Pesquisa

4

60

Diego Assis das Graças/Dioniso Sampaio

Fundamentos de Geologia

4

60

Márcio Santos/Evaldo Pinto da Silva

Fundamentos de Climatologia

3

45

Bergson Cavalcanti de Moraes/João Batista Ribeiro

Fundamentos de Hidrologia

3

45

Aline Christian

Hidrogeologia

3

45

Raimundo Nonato dos Santos/Milton Matta

Estatística Aplicada

3

45

Joaquim Queiroz

MÓDULO TEMÁTICO II: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ABORDAGEM; CR=06, CH 90

Introdução ao Geoprocessamento

3

45

Osmar Guedes Jr.

Métodos Geológicos/Geofísicos

3

45

João Carlos Cruz

MÓDULO TEMÁTICO III: QUESTÕES CHAVE E FERRAMENTAS DE ANÁLISE; CR=15; CH=285

Qualidade das Águas

3

45

Renata Crespim/Milton Matta

Poluição das Águas

2

30

Raimundo Nonato Santos

Abastecimento de Água

2

30

Jorge Fernando H. Ferreira/José Almir Pereira

Poços  para a Captação de Água

3

45

Francisco Matos de Abreu

Esgotamento Sanitário

2

30

João Diego Alvarez NylanderJosé Almir Pereira

Avaliação, Diagnóstico e Recuperação de Aquíferos

3

45

Itabaraci N. Cavalcante/Raimundo Nonato dos Santos

Sustentabilidade e Pegada Hídrica

2

30

Bruna Camargo Soldera

Aquíferos urbanos: Abordagens e problemáticas

2

30

Itabaraci N. Cavalcante/Francisco Matos de Abreu

MÓDULO TEMÁTICO IV: GESTÃO E LEGISLAÇÃO; CR= 04   CH= 60

Gestão de Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneos

2

30

Itabaraci Cavalcante

Legislação Ambiental: Tópicos Normativos para Gestão Ambiental Hídrica

2

30

Melina Reis

MONOGRAFIA

TOTAIS

49

735

 

 

MOMENTOS PRESENCIAIS

Possivelmente haverão quatro momentos presenciais: sendo três deles obrigatórios.

  • Seminário Formal de Abertura - haverá um encontro entre a equipe didático-pedagógica e os cursistas, oportunidade em que será distribuído material explicativo do funcionamento do curso e a metodologia do ensino a distância;
  • Seminário de Acompanhamento e Avaliação para a aferição de conteúdos, relativos aos MTs 1 e 2;
  • Seminário de Acompanhamento e Avaliação para a aferição de conteúdos, relativos ao MTs 3 e 4;
  • Seminário Final de Avaliação: nesse seminário será realizada a defesa oral da monografia.

Poderão ocorrer outros encontros além desses mencionados, considerando-se a conveniência dos cursistas, professores-tutores, bem como facilidades que venham a ser disponibilizadas por eventuais parceiros.

A realização de momentos presenciais em cidades-polo é uma possibilidade real, a exemplo do que já acontece com outros cursos. Essa possibilidade está diretamente relacionada ao número de inscritos e de suas regiões de residência ou trabalho.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação do desempenho dos alunos é feita através dos exercícios e atividades que já fazem parte do contexto das disciplinas que compõem os quatro Módulos do curso e que são disponibilizados na plataforma. Os alunos avaliam os professores, a coordenação do curso, o atendimento administrativo e as instalações físicas através de formulários.

Cada disciplina, que obedecerá a um programa, será ministrada na forma de estudos dirigidos, acompanhados por professor-tutor, aulas teóricas ou seminários, em momentos presenciais, pesquisa orientada, que poderão ser acompanhadas de atividades de laboratório, trabalhos de campo ou de outros trabalhos didáticos;

A disciplina ou atividade terá uma carga horária definida, a qual será expressa em créditos, cuja unidade corresponde a 15 (quinze) horas de atividades de natureza teórica, a 30 (trinta) horas de atividades de natureza prática e a 60 (sessenta) horas de estágio supervisionado, atividades laboratoriais ou trabalhos de campo.

O sistema de créditos e o modo de verificação da aprendizagem são os previstos no Regimento Geral da UFPA, respeitando-se a flexibilidade para adaptação às exigências e à natureza do curso, definidas pelo Colegiado.

Para fins de avaliação do discente ficam instituídos os seguintes conceitos, com os correspondentes símbolos e escala numérica, que deverão ser inseridos no histórico escolar do sistema de registro acadêmico oficial, ao final de cada período letivo:

EXC (Excelente)= 9,0 a 10,0
BOM (Bom)= 7,0 a 8,9
REG (Regular)= 5,0 a 6,9
INS (Insuficiente)= 0,0 a 4,9
SA= Sem Aproveitamento
SF= Sem Frequência

Ficará sem avaliação, com o correspondente registro SA (Sem Aproveitamento), o discente que não cumprir as atividades avaliativas programadas e, aprovado, o discente que na disciplina ou atividade correspondente, obtiver conceitos REG, BOM ou EXC.

A avaliação do aproveitamento será realizada semestralmente, levando-se em conta todas as disciplinas até então cursadas.

 

CERTIFICAÇÃO

A UFPA chancela o certificado, após aprovação do relatório final pela Faculdade de Geologia e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O curso oferecerá oportunidade de certificação em: 

  • Diploma de Especialização, para os que concluírem os créditos referentes aos MTs, conforme especificado nesse projeto, e tiverem aprovada a monografia; 
  • Certificado de Extensão para os que concluírem mais de 150 horas de atendimento às disciplinas do curso com aproveitamento com conceitos de Regular a Excelente.

 

EDITAIS E SELEÇÃO

 

 AGUARDE... O EDITAL SERÁ LANÇADO EM BREVE!

 

SELEÇÃO

 A seleção para as 200 vagas ofertadas pelo curso será feita com base nos seguintes critérios:

Análise de Currículo, considerando:

  • Diploma de curso de graduação;
  • Histórico escolar;
  • Curriculum vitae.

Privilegiando:

  • Candidatos que atuem ou que pretendem atuar como professores de ciências no ensino fundamental e médio;
  • Candidatos que sejam professores em escolas preferencialmente públicas;
  • Candidatos que tenham ligação com Órgãos Públicos, ou aos quadros de eventuais patrocinadores.

 

 

PREVISÃO PARA INICIO DAS AULAS > 07/03/2022

 

 

A COORDENAÇÃO

 

 

Coordenador Geral do Programa Lato Sensu: Prof. Dr. Francisco de Assis Matos de Abreu.

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curriculum Vitae

 

Coordenador Acadêmico do Gestão Hídrica e Ambiental: Prof. Dr. Milton Antonio da Silva Matta.

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Curriculum Vitae

 

EQUIPE

Corpo docente GRH V: 

Profª. Drª. Aline Maria Meiguins de Lima - lattes.cnpq.br/6572852379381594

Prof. Dr. Evaldo Raimundo Pinto da Silva -  lattes.cnpq.br/3684584710631756   

Prof. Dr. Francisco Assis de Oliveira -  lattes.cnpq.br/4380083085706495

Prof. Dr. Francisco de Assis Matos de Abreu - lattes.cnpq.br/9626349043103626   

Prof.ª Drª. Gleiciane Costa Moraes Bezerra - 

Prof. Dr. Itabaraci N. Cavalcante - lattes.cnpq.br/4412541317854218

Prof. Dr. Igor Charles Castor Alves - lattes.cnpq.br/5847621861708096

Prof. Dr. João Batista  Miranda Ribeiro - lattes.cnpq.br/1874829087396349

Prof. Dr. José Almir Pereira - lattes.cnpq.br/9918600634569244

Prof. Dr. José de Paulo Rocha da Costa - lattes.cnpq.br/0885578518594524

Prof. Dr. José Gouvêa Luiz -  lattes.cnpq.br/8676530374310847

Prof. Me. José Fernando Pina Assis - lattes.cnpq.br/7791019081246270

Prof. Dr. José Eduardo Martinelli Filho - lattes.cnpq.br/2080628833884538

Profª. Drª. Karina Ferreira Castro Mesquita -  lattes.cnpq.br/0140490517673991

Prof. Dr. Maamar el Robrinni - 

Prof. Drª. Mary Ellen Costa Moraes - lattes.cnpq.br/8360662549946789 

Prof. Dr. Milton Antonio da Silva Matta -  lattes.cnpq.br/9053359402276755

Prof. Me. Osmar Guedes da Silva Júnior - lattes.cnpq.br/2810443361539896

Prof. Dr. Paulo Pontes Araújo - lattes.cnpq.br/5676640849561397

Prof. Dr. Raimundo Nonato do Espírito Santo - lattes.cnpq.br/8676233531612500

Prof. Dr. Roberto Vizeu Lima Pinheiro - lattes.cnpq.br/3251836412904734

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