NOTÍCIAS

Globo Repórter - Caribe da Amazônia 29 de Março 2019

O programa abordou a região de  Alter do Chão - PA e a questão das águas da Amazônia, incluindo considerações sobre o Sistema Aquífero Grande Amazônia – SAGA.

O SAGA é uma denominação introduzida por pesquisadores da UFPA e da UFC e que se originou da Tese de Doutorado do Engenheiro André Montenegro Duarte, orientada pelo  Prof. Francisco Matos de Abreu do IG/UFPA.

 

 

 

ImprimirEmail

ESCLARECIMENTO SOBRE A NOMINAÇÃO MBA

Vimos esclarecer, por meio desse, um desencontro de informações sobre a divulgação dos nossos CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO no que diz respeito a nominá-los como cursos MBA.

Algumas instituições universitárias usam essa nominação com uma certa confusão terminológica. Algumas o consideram como sendo um CURSO DO NIVEL DE MESTRADO, outras o consideram como um CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.

Nós não utilizamos a denominação MBA. Para nós o que existem são os cursos denominados stricto sensu que atribuem diploma de Mestre e de Doutor, tanto para as categorias acadêmica como profissional. Existem, por outro lado os cursos denominados lato sensu, que emitem certificado de especialista e aperfeiçoado. Então, mais uma vez, nós não atribuímos a nominação MBA aos nossos cursos de especialização.

A nossa parceira HIDROPLAN, ao fazer a divulgação dos nossos cursos de especialização utilizou a denominação EAD-MBA, considerando que no mercado essa é uma denominação comum, MBA,  para cursos que não emitem "diploma" de mestre e sim um certificado de especialização, posto que Mestrado e Doutorado são níveis formacionais enquadrados na categoria de Cursos Stricto Sensu. Rigorosamente MBA é muito mais para uma especialização e não um Mestrado, desde que ofertados fora da categoria stricto sensu.

Assim, o que aconteceu nas nossas tratativas com a HIDROPLAN foi tão somente um desencontro no que se refere à linguagem utilizada.

Pedimos desculpas pelo mal entendido e uma vez mais reafirmamos: A Coordenação de Cursos Lato Sensu - CCLS, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos - PPRH, do Instituto de Geociências - IG, da Universidade Federal do Pará - UFPA emite um CERTIFICADO DE ESPECIALISTA para os que concluírem com êxito, o que estabelece os projetos pedagógicos de cada um dos cursos que por ela são ofertados.

Atenciosamente,

 

Geól. Francisco de Assis Matos de Abreu

Coordenação de Cursos Lato Sensu - CCLS

PPRH/IG/UFPA

ImprimirEmail