Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
Coordenadores do Parfor UFPA participam da posse de nova diretoria do ForParfor
Cerimônia celebra o lançamento de e-books do Parfor UFPA
Parfor completa 9 anos com mais de 7 mil diplomados e ganha 10 novas turmas

Notícias

Cerimônia celebra o lançamento de e-books do Parfor UFPA

 

O Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA) lança nesta terça-feira (4) oito livros virtuais reunindo a produção acadêmica dos 9 anos de existência do programa no Pará. A cerimônia de lançamento é realizada no Auditório do Atelier de Artes Visuais da UFPA.

 

"O lançamento dessas novas publicações de Coletâneas e Livros, e mais a exposição de grande parte do que foi publicado nesses 9 anos, mostra o quanto um programa como esse gera Pesquisa e Extensão na nossa UFPA. É o tripé Ensino-pesquisa-extensão, com os professores alunos do Parfor, em plena ação", celebra o professor Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor UFPA e autor de um dos e-books lançados na cerimônia.

A professora Nazaré Bezerra, do curso de Matemática da UFPA, tem duas obras entre as publicações lançadas no evento. Segundo ela, os e-books foram escritos para servir como material de apoio nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, que atende aos alunos do Parfor.

"Em função das peculiaridades dos cursos do PARFOR, onde alunos e professores tem que vencer extensas carga-horárias e conteúdos em um espaço de tempo muito exíguo, procuramos formatar os livros de acordo com o cronograma proposto para cada disciplina. Esperamos dessa forma ajudar não só os alunos, mas também os professores que ministram essas disciplinas", disse a professora.

Confira abaixo a relação de e-Books lançados pelo Parfor UFPA nesta terça (clique no título de cada publicação para acessar o seu conteúdo):

 

Confira abaixo a lista de publicações do Parfor durante os 9 anos do programa:

  • “Ritmos da Amazônia – Caderno de partituras e CD com exercícios, estudos e canções para grupos de violão, flauta doce e canto”
    Por: José Maria Bezerra
  • “Atlas Geográfico Escolar do Estado do Pará”
    Por Luziane Mesquita da Luz; José Edilson Cardoso Rodrigues; Franciany Carvalho da Ponte; Christian Nunes da Silva
  • “Uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores no Estado do Pará” – Seduc
     - Formação de professores de Língua Portuguesa (Parfor/Letras) mediada por Plataforma (Moodle) na modalidade semipresencial (Blended-Learning)
    Por Doriedson Rodrigues

- Novas tecnologias na Educação do Campo: uma proposta que vai da cultura do Miriti à tecnologia de comunicação e informação no município de Abaetetuba
Por Alexandre Damasceno

- Produção de Atlas Geográfico como recurso didático-cartográfico para professores-alunos do Parfor –Geografia
Por Luziane Mesquita da Luz

- Ritmos da Amazônia – Caderno de partituras e CD com exercícios, estudos e canções para grupos de violão, flauta doce e canto
Por José Maria Bezerra

- Metodologia alternativa para um curso de Física Computacional do Parfor

Por Klaus Cozzolino.

 

  • “PARFOR: práxis amazônicas na formação dos professores da educação básica”
    Por: João Batista do Carmo Silva e Jorge Domingues Lopes (Campus Universitário do Tocantins - Cametá/UFPA)
  • “Língua, literatura e outras linguagens. Sujeitos, objetos e ensino na Amazônia”
    por Doriedson Rodrigues e Jorge Domingues Lopes.
  • “O Parfor, a formação e a ação dos professores da educação básica”
    - A formação do trabalhador docente no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR  e o papel das práticas de ensino. 
    Por Gilmar Pereira da Silva e Cristiane Silva de Almeida.
    - As percepções dos egressos do Parfor sobre sua formação
    Por: Eugênio Bittencourt, Glaucia Baía, Janae Gonçalves, Ocimar Marcelo Carvalho, Mauro Magalhães Sobrinho, Messias Furtado da Silva.
    - Etnocenologia, manifestações espetaculares e formações de professores: implicações da cultura popular à licenciatura em Dança
    Por: Ricardo Pereira; Carlos Jorge Paixão e Ana Cristina Freire Cardoso.
    - Imagens – Espaço: temporais em currículos de formação docente no Parfor UFPA
    Por: Josenilda Maués
    - O Parfor Pedagogia da UFPA: entre conquistas e desafios nos últimos anos
    Por Maria Ludetana Araújo 
    - O Plano Nacional de Formação Docente no Marajó: gestão compartilhada no compromisso com a educação
    Por: Sônia Amaral; Maria Ludetana.

 

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

“Retextualização do gênero conto em histórias em quadrinhos no ensino fundamental: princípios teóricos e metodológicos”.
Por: Ariadina Pereira Galvão

“Análise de propostas didáticas para o ensino de língua materna na perspectiva de gêneros discursivos/ textuais”.
Por: Ariadina Pereira Galvão

 

TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

“O ensino de Língua Portuguesa e o letramento digital”

Por Ariadina Pereira Galvão

“Retextualização: do conto escrito para o multimodal”
Por: Ariadina Pereira Galvão

 

RESUMOS EXPANDIDOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

“Produção de textos multimodais no ensino fundamental”
Por: Ariadina Pereira Galvão

“João e Maria: à luz da psicanálise”
Por Ariadina Pereira Galvão

“Retextualização: do conto escrito para o multimodal”

Por Ariadina Pereira Galvão

“O ensino de língua portuguesa e o letramento digital”
Por Ariadina Pereira Galvão

“Sequência didática - uma proposta de produção de textos multimodal”
Por Ariadina Pereira Galvão

 

ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO

“O ensino de língua portuguesa e o letramento digital”

Por Ariadina Pereira Galvão

“Retextualização: do conto escrito para o multimodal”
Por Ariadina Pereira Galvão

“Ensino de matemática na Formação de professores dos anos iniciais da educação básica por meio do Parfor UFPA: experiências de oficinas para licenciados em Pedagogia”
Por: Márcio Lima do Nascimento

“Disjunções curriculares na formação docente por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica”
Por Josenilda Maués.

 

FUTUROS LANÇAMENTOS DE LIVROS

  • “Histórias do Mangue”
    Por Norma Cristina Viera Costa
  • “Olhares cruzados de Clio: ensino de História e temas de História da Amazônia”
    Por Antônio Maurício Dias Costa e William Gaia Farias
  • “Memórias e vivências docentes: histórias e práticas de alunos (as) do Parfor”
    Por: Benedita Rodrigues, Lana  Alves, Maria Ludetana, Mara Rita Duarte, Maria Barbara Cardoso.
  • “Licenciatura em Artes Visuais: polos que multiplicam a formação docente pelo Estado do Pará”
    Por Isis de Melo Molinari, Idanise Sant’Ana Hamoy, Daniely Meireles do Rosário.

Livros

Calendário de Aula

Calendário

Etapa 2018.3 

#RESISTEPARFOR

Redes Sociais

Apoio