A oportunidade de realizar um curso de nível superior aumentou com as ofertas de cursos a distância pela Assessoria de Educação a Distância (AEDi) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UFPA, por meio do ensino a distância, formou mais três turmas do curso de Bacharelado em Administração Pública nos polos de Benevides, Dom Elizeu e Oriximiná.

As cerimônias de colação de grau aconteceram no sábado, 7 de junho de 2014, nas três cidades dos polos citados. Foram 74 pessoas graduadas em Administração Pública nesse dia, sendo 23 pessoas do polo UAB da UFPA em Benevides, 28 do polo em Dom Elizeu e 23 em Oriximiná.

As três solenidades tiveram representantes do reitor da UFPA, professor Carlos Edilson Maneschy, para realização da abertura formal em cada evento. O Diretor Geral do ICSA da UFPA, professor Carlos Alberto Batista Maciel, deu início à cerimônia no Polo de Dom Eliseu, e o Diretor Adjunto Geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA, professor doutor Manoel Raimundo Santana Farias, proferiu a abertura da colação de grau no Polo de Benevides, e o Coordenador da Assessoria de Educação a Distância da UFPA, José Miguel Martins Veloso, foi quem iniciou a solenidade no Polo de Oriximiná. Ainda, nesse último polo, esteve na abertura a professora Fibia Brito Guimarães, que representou o diretor do ICSA e a diretora da Faculdade de Administração Pública (FAAD), professora Ângela Maria S. Kobayashi.

Também, como representantes da AEDi, participaram das solenidades a coordenadora administrativa da AEDi, Ivanete Guedes Pampolha, em Dom Eliseu, e a professora Marianne Eliasquevici, em Benevides.

Suelem Soares Figueira, 32 anos, foi uma das pessoas que colou grau no polo de Oriximiná. A jovem, quando iniciou o curso, trabalhava como auxiliar administrativo na Secretaria de Planejamento na prefeitura desse município. Mas, antes mesmo de se graduar foi convidada a ser diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, cargo que exerce desde novembro de 2013.

“Na época em que entrei no curso foi a primeira vez que disponibilizaram a turma de Administração Pública a distancia na UFPA, aqui em Oriximiná”, destaca Suelem. Ainda, a recém-graduada comenta sobre a didática do ensino a distância: “O aprendizado na educação a distância exige planejamento. Eu não vi nenhuma dificuldade no ensino, tem a mesma qualidade do ensino presencial. A diferença é que a nossa comunicação é mais pela plataforma Moodle, e algumas vezes demora o retorno. Mas, eu indico o curso para outras pessoas”, afirma.

Muitas são as chances desses graduados se inserirem no mercado de trabalho. Suelem, também, relata que uma das colegas de sua turma precisou adiantar a colação de grau devido ser aprovada em um concurso público na área de administração pública. “Ano passado uma colega da minha turma foi aprovada no concurso da UFOPA, em Santarém, para a função de administrador. E eu fiquei em 8º lugar, ainda posso ser chamada, mas isso já ajudará também em outros concursos”, explica.