Voltar Para Cima

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5
A Biblioteca de Objetos Matemáticos da UFPA convida você a conhecer a matemática de uma forma instigante, divertida e curiosa!

BOM

Biblioteca de Objetos Matemáticos
Laboratório de Jogos Matemáticos do NITAE² e da FACMAT/UFPA

EQUIPE DO PROJETO

  • Márcio Lima do Nascimento (Coordenador do Projeto) :  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; tel: (91)3201-8692
  • Marcos Monteiro Diniz (colaborador)
  • Klaudia Perdigão (colaborador)
  • Rafael Araújo (colaborador)
  • Eduardo Colli (colaborador externo - USP - coord. MATEMATECA USP)
  • Haroldo de Mayo (colaborador externo - UNESP)

APRESENTAÇÃO

O projeto Biblioteca de Objetos Matemáticos da UFPA consiste da reunião de um acervo de objetos concretos, vídeos e materiais didáticos contribuindo para a construção de um repositório de Práticas Alternativas de Ensino da Matemática, envolvendo transversalmente temas como a ludicidade no ensino de matemática e a aprendizagem significativa. Com a proposta de fabricação de objetos concretos que contemplem diversas áreas do conhecimento matemático, com um número inicial de peças adquiridas da MATEMATECA da USP, junto com as peças e jogos já existentes na Faculdade de Matemática, o projeto com algumas ações iniciais já conseguiu ter um efeito motivador enorme nos inúmeros alunos do ensino fundamental e médio que visitaram o prédio da AEDI, onde as peças estão abrigadas. O encantamento das crianças com as peças e as possibilidades que os professores vislumbram nas suas ações em sala de aula a partir desse encontro diferente com a matemática, já demonstram a necessidade desse aumento do número de peças e principalmente a ação que tem ser discutida com os roteiros de apresentação das peças, com a relação das peças com os assuntos vistos em sala de aula, o uso das peças nas atividades de laboratório de ensino e de estágio, dentre outras atividades. O Projeto começou a partir de um edital da UFPA chamado PROINT, pela Faculdade de Matemática (FACMAT) da UFPA. No final de 4 anos, as peças voltadas para a Educação Básica foram transferidas para o LAPEPE II, Laboratório de Jogos da FACMAT, atualmente coordenado pela Professora Cristiane Ruiz. As peças que envolvem conceitos do Ensino Superior e que foram em parte financiadas com recursos da Aedi, permanecem no prédio da AEDI sob a coordenação do Professor Marcio Nascimento, que integram um Projeto de Pesquisa no ICEN, PORTARIA n. 142/2016 CPA/ICEN denominado CAOS, CRIPTOGRAFIA E APLICAÇÕES AO ENSINO E TECNOLOGIA,  com vistas a implementar um Laboratório de Objetos Matemáticos Concretos e Virtuais para o estudo a nível de Mestrado na área de Criatividade e Inovação, além de Arte-Matemática.

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do projeto é montar um acervo de objetos concretos, vídeos e materiais didáticos alternativos, que possam ser utilizados pela comunidade acadêmica em geral, visando a construção de um repositório de Práticas Alternativas de Ensino da Matemática e Aplicação da Matemática às Tecnologias, envolvendo transversalmente temas como a ludicidade no ensino de matemática e a aprendizagem significativa, despertando a criatividade e buscando inovação nas abordagens e técnicas de ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Montagem de acervo das peças da Biblioteca de Objetos Matemáticos da UFPA;
  • Elaboração de vídeos com as peças com roteiros diferenciados, para serem utilizados como práticas alternativas de ensino;
  • Elaboração de matérias didáticos alternativos, visando o uso dos materiais em diversas disciplinas;
  • Realização de Eventos e Feiras Científicas com as escolas, eventos e outras entidades interessadas;
  • Exposição das peças em escolas públicas de difícil acesso;
  • Discussão com os docentes das diversas subáreas da sobre a influência do projeto nos Núcleos Articuladores das Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de graduação que tem a matemática como ferramenta.
  • Melhoria do perfil do aluno do ensino fundamental e médio e dos profissionais em geral quanto as suas relações com a matemática.

ESTRATÉGIAS

Formação continuada de professores: A partir de oficinas e eventos pode-se programar cursos de capacitação de professores no uso de materiais alternativos para o ensino de matemática e suas aplicações.

Inserção da pesquisa e da extensão na realização das atividades acadêmicas relacionadas à formação dos alunos: Este projeto pode ser utilizado de várias maneiras para se ter certos diagnósticos do ensino de matemática nas escolas e o comportamento dos alunos quanto a essa disciplina, antes e depois do contato com os materiais alternativos de ensino. A colaboração e a participação de professores da psicologia é um fator importante neste processo de análise da reação dos alunos diante das peças da biblioteca de objetos matemáticos.

Adoção de metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem: As estratégias de exposição e as várias formas de inserção dos alunos do ensino básico nas exposições do acervo da biblioteca de objetos matemáticos vão propiciar elementos que nortearão novas metodologias de ensino-aprendizagem e métodos alternativos do ensino de matemática, além do uso do material nas disciplinas de graduação de diversos cursos, que poderá propiciar aos egressos uma nova forma de ver a matemática, a partir dessas experiências motivadoras e de discussão teórica e prática.

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão: O projeto Biblioteca de Objetos Matemáticos da UFPA por requerer bolsistas para elaboração de roteiros de apresentações das peças e vídeos, incentivar o estudo das reações dos alunos ao contato com as peças do acervo e suas novas visões da matemática a partir disso, além da visitação às escolas públicas e realização de eventos com a comunidade externa, tem claramente no seu cerne ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.É importante a integração com programas da CAPES tais como o PARFOR e o PIBID.

Ações de produção de material didático inovador e específico e a utilização de tecnologia avançada para apoio e suporte à realização de atividades acadêmicas.

Copyright © 2022 Biblioteca de Objetos Matemáticos Rights Reserved.