Parfor inscreve para seminário comemorativo aos 4 anos de implantação na UFPA

A coordenação geral do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) abriu as inscrições para o III Seminário, que nesta edição traz como tema: “A trajetória do Parfor na UFPA: 2009 -2013”, em comemoração aos 4 anos de implantação do projeto na universidade.  O evento será realizado nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2014, no Centro de Convenções Benedito Nunes, no campus Guamá, em Belém. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março no site: www.parfor.ufpa.br

A expectativa é que 1600 professores-alunos de todo o Pará participem do encontro. No dia 23 a noite haverá a comemoração dos 4 anos, com a apresentação de um vídeo documentário e do relatório de gestão no Parfor. “A comemoração dos 4 anos do Parfor vai ressaltar a importância desse projeto para a UFPA e para o Estado do Pará”, afirma o professor doutor  Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor UFPA.

No dia 24 pela manhã haverá a conferência de abertura “O Parfor e a Formação de Professores no Brasil: 2009 -2014”, proferida pela prof. Carmen Moreira de Castro Neves (Diretora da DEB/CAPES).  Ainda no dia 24 e também no dia 25 a programação terá e apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos que concluíram as licenciaturas. Os trabalhos a serem apresentados serão selecionados por um comitê científico.

O Parfor completou 4 anos de implantação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Neste período, o plano teve muitos desafios, mas alcançou conquistas que marcaram a história deste projeto grandioso no Estado do Pará.  “É, sem dúvida, um programa que reaproxima e modo diferenciado a UFPA da realidade da educação básica nesse Estado”, ressalta a professora Josenilda Maués, coordenadora adjunta e organizadora do evento.

4 Anos
Em 4 anos, o Parfor UFPA, que tem o maior número de turmas do Estado, teve um crescimento gigantesco, alcançando a marca de mais 10 mil alunos em formação. Em 2009, eram apenas 14 turmas e cinco cursos ofertados.  No ano seguinte houve um salto para mais de 100 turmas e os números continuaram aumentando, não só em quantidade, mas em qualidade. O Parfor fechou 2013 com 282 turmas, em 21 cursos de licenciatura.

“No início, apenas 4 campi aderiram ao Parfor. Aos poucos, as faculdades foram discutindo e entendendo que para o Parfor dar certo era necessário que a autonomia fosse preservada. Cada campus, com sua história, tem um Parfor diferente. Por isso, o engajamento dos professores no programa é peça fundamental para o sucesso do curso”, ressalta o coordenador.

Por meio de uma articulação junto as Secretarias Municipais de Educação, a UFPA implantou os cursos do Parfor em 54 municípios, os chamados polos. Com a parceria dos campi da UFPA, o Parfor se expandiu no interior como a universidade nunca havia feito. Por meio do Parfor, mestres e doutores são os responsáveis pela capacitação dos professores que educam os jovens nas escolas. E por trás da grandiosidade, uma equipe competente garante o funcionamento do Plano na coordenação geral e nas coordenações dos cursos.

Os resultados do esforço coletivo já começam a aparecer: a organização do Parfor UFPA é tida como referência nacional para as demais Instituições Públicas de Ensino (IPES). Mais de 15 turmas já colaram grau pelo Parfor; projetos do Parfor são concretizados, como o Caderno de partituras e CD com estudos e canções para os alunos de música do Parfor; as discussões acerca de projetos pedagógicos do Parfor servem de referência e aprendizado para os cursos extensivos.

Confira a programação do evento

Na foto: Professora Josenilda Maués, Coord. Adjunta do Parfor e organizadora do evento, e professora Carmen Moreira de Castro Neves (Diretora da DEB/Capes), conferencista.
Foto: Thais Rezende