Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
Encontros acadêmicos levam teoria e prática aos alunos do Parfor
Parfor UFPA concorre a novas turmas no edital 2018 lançado pela Capes

PARFOR UFPA concorre a novas turmas no edital 2018 lançado pela Capes

Depois de dois anos sem abrir turmas pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) do Ministério da Educação (MEC) lançou em maio deste ano um novo edital. São 150 turmas em todo país, das quais 33 serão destinadas aos docentes do Pará. O início das atividades está previsto para setembro deste ano.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai concorrer a sete turmas no edital, de acordo com definição Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente. As outras vagas serão distribuídas com as demais Instituições de Ensino Superior.

“O edital é muito restritivo, só com a Pedagogia nós formaríamos mais de 200 turmas, mas é uma demanda muito pulverizada. O edital destinou 150 turmas para todas as IES brasileiras. O Pará foi um dos que teve maior número de vagas destinadas, atrás apenas do Amazonas, com 35 turmas”, explica a coordenadora adjunta do Parfor UFPA, professora Josenilda Maués.

Segundo a coordenação, o Parfor UFPA vai concorrer a sete turmas nos cursos de Licenciatura em Educação Física, Dança, Letras Língua Portuguesa, letras Língua Inglesa e Pedagogia. “A maioria fica na região de Altamira, Abaetetuba, Breves e no caso de Educação Física e Dança, que não têm faculdade em outros municípios, em Belém.

“Com a nova perspectiva da reabertura do edital do Parfor observamos que pra Educação Física houve um quantitativo importante de inscrições nos municípios do Marajó, especialmente em Bagre e Gurupá. Isso mostra que, apesar de já termos formado 35 professores pelo Parfor em Breves e estarmos com mais 25 em Soure, a demanda existe e vamos fazer o possível para apresentar a proposta e termos a terceira turma no Marajó”, ressalta o coordenador do curso de Educação Física, Daniel Pires.

Uma reunião realizada esta semana na coordenação do Parfor UFPA definiu as estratégias dos cursos para concorrer ao edital, que será realizada em três etapas de avaliação técnica para ver se os projetos pedagógicos atendem aos requisitos exigidos. O resultado final do edital será divulgado no dia 31 de julho e as turmas selecionadas terão início em setembro de 2018.

“É um edital muito pequeno diante da demanda que existe e da capacidade de oferta da UFPA. Mas marca uma luta política pela continuidade do programa. Não apenas a manutenção das turmas já existentes, mas a abertura de novas turmas. Enquanto isso aguardamos o edital das especializações”, afirmou a professora Josenilda.

Publicado em 14/06/2017.

#RESISTEPARFOR