Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
Primeira turma de Música cola grau em Capanema
Professor e psicólogo Mauro Amatuzzi ministra curso para docentes

Coordenação geral prepara comemoração de 4 anos no Parfor UFPA

No dia 21 de dezembro o Plano Nacional de Formação de professores (Parfor) completa 4 anos de implantação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Neste período, o plano teve muitos desafios, mas alcançou conquistas que marcaram a história deste projeto grandioso no Estado do Pará. Para celebrar o marco, a Coordenação Geral do Parfor UFPA está organizando um evento cheio de novidades para 2014.

Está programado para ocorrer em março do próximo ano o III Seminário Geral do Parfor, desta vez com a temática dos 4 anos. Na ocasião será lançado o Relatório de Gestão e o vídeo documentário, com os relatos dos professores que contribuíram com o projeto. “A comemoração dos 4 anos do Parfor vai ressaltar a importância desse projeto para a UFPA e para o Estado do Pará”, afirma o professor doutor  Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor UFPA.

Em 4 anos o Parfor UFPA, que é o maior em número de turmas do Estado, teve um crescimento gigantesco, alcançando a marca de 10 mil alunos em formação. Em 2009, eram apenas 14 turmas e cinco cursos ofertados.  No ano seguinte houve um salto para mais de 100 turmas e os números continuaram aumentando, não só em quantidade, mas em qualidade. O Parfor fecha 2013 com 282 turmas, em 21 cursos de licenciatura.

“No início, apenas 4 campi aderiram ao Parfor. Aos poucos, as faculdades foram discutindo e entendendo que para o Parfor dar certo era necessário que a autonomia fosse preservada. Cada campi, com sua história, tem um Parfor diferente. Por isso, o engajamento dos professores no programa é peça fundamental para o sucesso do curso”, ressalta o coordenador.

Por meio de uma articulação junto as Secretarias Municipais de Educação, a UFPA implantou os cursos do Parfor em 54 municípios, os chamados polos. Com a parceria dos campi da UFPA, o Parfor se expandiu no interior como a universidade nunca havia feito. Por meio do Parfor, mestres e doutores são os responsáveis pela capacitação dos professores que educam os jovens nas escolas. E por trás da grandiosidade, uma equipe de peso garante o funcionamento do Plano na coordenação geral e nas coordenações dos cursos.

Os resultados do esforço coletivo já começam a aparecer:  a organização do Parfor UFPA é tida como referência nacional para as demais Instituições Públicas de Ensino (IPES). Nove turmas já colaram grau pelo Parfor; projetos do Parfor são concretizados, como o Caderno de partituras e CD com estudos e canções para os alunos de música do Parfor; as discussões acerca de projetos pedagógicos do Parfor servem de referência e aprendizado para os cursos extensivos.