Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider
Parfor Biologia lança edital para professor formador em 2015
Alunos de Gurupá participam do VI Seminário de Pesquisa em Teatro
Coordenadora de Pedagogia representará a Região Norte em intercâmbio do Mercosul

Coordenação geral prepara comemoração de 4 anos no Parfor UFPA

No dia 21 de dezembro o Plano Nacional de Formação de professores (Parfor) completa 4 anos de implantação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Neste período, o plano teve muitos desafios, mas alcançou conquistas que marcaram a história deste projeto grandioso no Estado do Pará. Para celebrar o marco, a Coordenação Geral do Parfor UFPA está organizando um evento cheio de novidades para 2014.

Está programado para ocorrer em março do próximo ano o III Seminário Geral do Parfor, desta vez com a temática dos 4 anos. Na ocasião será lançado o Relatório de Gestão e o vídeo documentário, com os relatos dos professores que contribuíram com o projeto. “A comemoração dos 4 anos do Parfor vai ressaltar a importância desse projeto para a UFPA e para o Estado do Pará”, afirma o professor doutor  Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor UFPA.

Em 4 anos o Parfor UFPA, que é o maior em número de turmas do Estado, teve um crescimento gigantesco, alcançando a marca de 10 mil alunos em formação. Em 2009, eram apenas 14 turmas e cinco cursos ofertados.  No ano seguinte houve um salto para mais de 100 turmas e os números continuaram aumentando, não só em quantidade, mas em qualidade. O Parfor fecha 2013 com 282 turmas, em 21 cursos de licenciatura.

“No início, apenas 4 campi aderiram ao Parfor. Aos poucos, as faculdades foram discutindo e entendendo que para o Parfor dar certo era necessário que a autonomia fosse preservada. Cada campi, com sua história, tem um Parfor diferente. Por isso, o engajamento dos professores no programa é peça fundamental para o sucesso do curso”, ressalta o coordenador.

Por meio de uma articulação junto as Secretarias Municipais de Educação, a UFPA implantou os cursos do Parfor em 54 municípios, os chamados polos. Com a parceria dos campi da UFPA, o Parfor se expandiu no interior como a universidade nunca havia feito. Por meio do Parfor, mestres e doutores são os responsáveis pela capacitação dos professores que educam os jovens nas escolas. E por trás da grandiosidade, uma equipe de peso garante o funcionamento do Plano na coordenação geral e nas coordenações dos cursos.

Os resultados do esforço coletivo já começam a aparecer:  a organização do Parfor UFPA é tida como referência nacional para as demais Instituições Públicas de Ensino (IPES). Nove turmas já colaram grau pelo Parfor; projetos do Parfor são concretizados, como o Caderno de partituras e CD com estudos e canções para os alunos de música do Parfor; as discussões acerca de projetos pedagógicos do Parfor servem de referência e aprendizado para os cursos extensivos.