Adesão ao Parfor

1ª Etapa “A Pré-Inscrição na Plataforma Freire”

Para concorrer a uma vaga nos cursos ofertados pelo Parfor, os docentes devem primeiramente realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire, um sistema eletrônico criado pelo Ministério da Educação, disponível no PORTAL DO MEC, com a finalidade de realizar a gestão e acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. O professor irá clicar no link “currículo do professor”, preencher os dados solicitados, logo após irá clicar em “previsão de oferta” pelo qual selecionará o curso e a localidade de escolha.

O candidato deve estar cadastrado no Educacenso na função docente da rede pública de educação básica no ano de 2013 ou 2014.

Esta é somente uma pré-inscrição que depende de mais 3 etapas: a validação por parte da Secretaria a que se vincula o docente e do processo seletivo realizado pelo Plano Estadual  para garantir em seguida a habilitação e matrícula junto ao curso selecionado.

2ª Etapa “Validação da Inscrição”

Secretaria de Educação Municipal terá que validar a sua pré-inscrição a fim de que o docente possa participar do processo seletivo.

O resultado dessa validação é publicado pela Coordenação Estadual. Esse resultado diz apenas que o candidato estará participando do processo seletivo.

A pré-inscrição não garante a matrícula. A efetivação da matricula é posterior ao resultado do processo seletivo e só acontece quando o candidato selecionado apresenta todos documentos exigidos pelas IPES e têm sua habilitação deferida de acordo com as normas e procedimentos acadêmicos da Instituição de Educação Superior.

3ª Etapa “Seleção pelo Plano de Formação Estadual”

O Plano de Formação Estadual/SEDUC, de acordo com seus critérios e prioridades, selecionará os candidatos. Levando em consideração as áreas que mais necessitam de docentes com formação adequada e também os locais nos quais há grande carência de professores.

Estes são os critérios utilizados na realização do processo seletivo realizado pelo Plano de Formação:

1.

Pré- Inscrição na plataforma Freire.

2.

Aceitação das pré-inscrições pelas secretarias.

3.

Critério geográfico de proximidade do município de origem em relação ao polo (variável de acordo com a demanda pelo curso).

4.

Distribuição das vagas pelos municípios: proporcionalidade de vagas em relação à demanda total.

5.

Prioridade a candidatos que solicitam primeira licenciatura.

6.

Prioridade a candidato que solicita curso na área em que está atuando.

7.

Prioridade a efetivos, sem excluir os temporários.

8.

Critério das secretarias: escolas prioritárias para formação em cada curso.

9.

Tempo de serviço (prioridade a mais antigo).

10.

Idade (prioridade a maior idade).

4ª Etapa “Habilitação na UFPA”

Após a divulgação do resultado da seleção pelo Plano de Formação Estadual/SEDUC, a UFPA lança um Edital (www.ufpa.br/ciac) indicando a data e local para que os docentes selecionados possam apresentar seus documentos para a habilitação dos candidatos, em que deve ser apresentada toda a documentação do candidato.

O candidato aprovado no PARFOR UFPA deverá apresentar, na data prevista pelo Edital, os originais e cópias dos seguintes documentos: Comprovante de Residência; CPF; Cédula de Identidade (RG); Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos); Comprovante de quitação com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos); Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio; Certificado de conclusão do Médio; Formulário de Atualização de dados cadastrais devidamente preenchidos disponível na página eletrônica do CIAC; 1 (uma) foto 3 x 4 recente e de frente (já colada no cadastro); Contracheque do mês imediatamente anterior, para professores efetivos ou temporários da rede pública municipal ou estadual do estado do Pará.

1.1. Além dos documentos acima referidos, será exigida a apresentação de uma Declaração, assinada pelo Secretário de Educação do Município ao qual o professor esteja vinculado, para professor com vinculo empregatício municipal, ou pelo Gestor da URE ou USE, para o professor com vínculo empregatício estadual. A declaração deverá conter a informação de que o professor está no exercício da docência, especificando a área e disciplina(s) em que atua;

1.1.1. NÃO será deferida a habilitação de candidatos cuja disciplina ministrada não tenha afinidade com o curso para o qual foi selecionado.

1.1.2 NÃO será deferida a habilitação de candidatos ao curso de PEDAGOGIA que não estejam no exercício da docência na educação infantil ou nas séries iniciais do ensino fundamental

1.1.3. Perderão a vaga na UFPA os candidatos que não comparecerem na data definida para a habilitação e aqueles que, ao comparecerem, não apresentarem a documentação completa.

ATENÇÃO!!!

OS CANDIDATOS DEVERÃO ESTAR ATENTOS ÀS SEGUINTES ETAPAS:

1.PRÉ-INSCRIÇÃO NA PLATAFORMA FREIRE;

2.RESULTADO DAS VALIDAÇÕES FEITAS PELAS SECRETARIAS;

3.RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DIVULGADO PELA SEDUC;

4.EDITAL CONVOCANDO PARA A  HABILITAÇÃO PUBLICADO PELAS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARA A QUAL FOI SELECIONADO;

5. RESULTADO DAS HABILITAÇÕES (DEFERIDAS E INDEFERIDAS);

6.PERIODO DE INÍCIO E LOCAL DAS AULAS EM JULHO DE 2015 OU JANEIRO DE 2016.