UAB completa 10 anos promovendo o ensino e aprendizagem

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema integrado por universidades públicas que fomenta a modalidade de educação a distância por meio da oferta de cursos de nível superior, completa dez anos de atividades, totalizando 616 polos ativos, cerca de 130 mil alunos matriculados e 160 mil egressos.

O sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior. Os municípios nos quais os polos estão inseridos são distantes das capitais, com baixos índices de IDH e IDEB.

Atualmente, 106 instituições de ensino estão integradas ao sistema. A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma delas, sendo responsável pela oferta de cursos em 31 polos do Estado.

No Pará, os polos são instalados em áreas estratégicas, abrangendo regiões com déficit de ensino, como no município de Igarapé-Miri, localizado há 76km da capital paraense. O município possui aproximadamente 60 mil habitantes, de acordo com informações do IBGE e, até o ano de 2008, com a fundação do polo da UAB, não contava com campi universitários.

Desde o ano de sua criação, o polo foi responsável pela formação de cinco turmas, entre cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, totalizando 200 egressos.

De acordo com a Coordenadora do polo, professora Graciete Pantoja, a instituição atende uma demanda social significativa de ensino na região. “A instalação do polo veio colaborar significativamente com o município, sendo um ponto de referência na contribuição do fortalecimento do sistema de ensino municipal, oportunizando a capacitação de alguns professores da rede, dos demais servidores públicos do município, e da população em geral, trazendo significativas melhorias para a qualidade do ensino, pois além da formação inicial, sua estrutura tem contribuído com as formações continuadas de professores oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação”, explicou.

A estrutura do polo conta com salas de aulas climatizadas, biblioteca com exemplares novos, cinco laboratórios multidisciplinares e auditório.

Hoje a instituição possui 284 discentes matriculados, distribuídos em cinco turmas, duas de graduação em Administração Pública (Universidade Federal do Pará) e Educação do Campo com ênfase em Ciências Naturais e Agrárias (Universidade Federal do Pará); e três turmas de pós-graduação: Educação Ambiental (Universidade Federal de Ouro Preto), Gestão em Saúde (Universidade Federal do Pará), Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (PIGEAD) (Universidade Federal Fluminense). O polo também oferta, por meio da Universidade Federal do Pará, o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) em Língua Portuguesa.

Para 2017, a previsão é que sejam lançados editais de cinco novos cursos de graduação: Letras, Pedagogia, Química, Biologia e Física.