ESUD 2015 em Salvador (BA) discute Cultura Digital e Inovação em EaD

Começou hoje, na cidade de Salvador (BA), o XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e organizado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O evento, que busca contribuir na discussão dessa modalidade de educação no Brasil, segue até o dia 03 de dezembro e conta com o professor José Miguel Martins Veloso como representante da Assessoria de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará (AEDi-UFPA).

Depois de percorrer cidades como Brasília, Florianópolis, Recife, Belém, entre outras, adotando assuntos como ciência, cidadania, qualidade e institucionalização da educação a distância como temáticas principais, em 2015, o Esud apresenta o tema “Cultura Digital e Inovação: tecnologia educacional e dispositivos móveis”. Os trabalhos a serem apresentados serão distribuídos em três temáticas: “Tecnologia e seus usos na EaD”, “Política e Gestão em EaD” e “Processos de formação no âmbito da EaD”.

A programação conta ainda com workshops, palestras, mesas de debate, conferências e reuniões com foco na inovação e na tecnologia digital em EaD. A conferência de abertura será com a professora Linda Marie Harasim, da Simon Fraser University’s School of Communication (Vancouver, Canadá), com o título: “Máquinas superinteligentes ou sociedade do conhecimento: como nossa tecnologia educacional conformará nosso destino?”.

Durante o evento, haverá também a Reunião da UniRede e o Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (FORUAB), nos dias 03 e 04 de dezembro, dos quais o assessor de educação a distância da UFPA, José Miguel Martins Veloso, irá participar para discutir e trocar experiências que podem contribuir para a EaD no Pará.