EditAedi lança o livro “Pesquisas em Estudos Culturais na Amazônia”

EditAedi lança o livro “Pesquisas em Estudos Culturais na Amazônia”

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Editora da Assessoria de Educação a Distância (EditAEDi), lança oficialmente o e-book "Pesquisas em Estudos Culturais na Amazônia: Cartografias, Literaturas & Saberes Interculturais" no dia 25 de novembro, às 19h, durante o II Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia (DCIMA 2015). O livro ficará disponível gratuitamente para consulta no site da editora.

A obra é resultado de uma coletânea dos textos apresentados no II Colóquio Nacional Estudos Culturais na Amazônia, que ocorreu em 2013, na UFPA. Organizado pelos pesquisadores Agenor Sarraf Pacheco, Gênio Nascimento, Jerônimo da Silva e Silva e Maria Ataide Malcher, o livro traz 56 trabalhos divididos em quatro eixos temáticos: Cartografias & Mediações; Literaturas & Oralidades; Saberes & Interculturalidades; e Culturas & (Des)colonialidades.

Ao todo, 80 pesquisadores se debruçaram sobre os Estudos Culturais na Amazônia, em suas inúmeras possibilidades. Com destaque para o mundo amazônico em suas variadas fronteiras, o livro traz resultados de novas investigações nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas.

Assim, os textos da primeira parte do livro (Cartografias & Mediações), trazem uma pluralidade de temas, que abrangem assuntos como Joias Afro-Brasileiras, encantaria na Amazônia Bragantina, cartografia do Marajó literário, linguagens e identidades pela Amazônia Marajoara, Tecnobrega, entre outros.

A segunda parte (Literaturas & Oralidades), traz textos sobre narradores da Mãe das Águas, narrativas orais urbanas em Melgaço (PA), narrativas clássicas em jogos de vídeo game, o olhar literário de Inglês de Sousa sobre a história da Cabanagem, entre outros. A terceira parte (Saberes & Interculturalidades) traz uma releitura do estilo Art Noveau em cartazes sobre a Belém da Belle Époque, uma etnografia do casamento Suruí, sobre o carnaval caboclo nas Ilhas de Cametá, saberes de uma curadora paraense, entre outros. E, na quarta parte (Culturas & (Des)colonialidades), as contribuições foram sobre regionalismo e ressentimento na Amazônia, a produção generificada do brinquedo de Miriti, a Capela de Ouro e o colonialismo do poder na mitologia amazônica, narrativas de viajantes brasileiros nas primeiras décadas do século XX na Amazônia, além de outros.

O II DCIMA será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro de 2015, na UFPA. Para mais informações, consulte: http://www.dcima2015.blogspot.com.br.