Calouros dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciaram suas atividades acadêmicas hoje, dia 19 de março. Para receber os novos alunos das áreas da Engenharia, o Projeto Newton, que completa cinco anos de existência em 2018, promoveu uma Aula Inaugural com o tema “O cientista paraense Guilherme de La Penha: do curso de Engenharia Mecânica da UFPA à Direção de Programas Espaciais da Agência Espacial Brasileira”, ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Chaquiam, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
A programação foi realizada para as turmas dos turnos matutino e vespertino da disciplina de Cálculo 1, no auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), local em que ocorrem as aulas ofertadas no Projeto.
Na ocasião, o Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz, Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e um dos responsáveis pela concepção do Projeto Newton, apresentou aos alunos os objetivos do Projeto, recursos disponíveis e as metodologias utilizadas nas aulas. Ele felicitou os novos alunos com uma mensagem de motivação: “Entrem com muita garra aqui dentro. Construam o sonho de vocês, não esperem as coisas virem. Vão atrás, batalhem pela formação de vocês. Façam da Universidade uma página de sonho, mas também de muita realização”.
O professor Marcos Diniz apresentou o Projeto Newton para os novos alunos: desde os canais de comunicação às metodologias utilizadas.
A Profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz, Coordenadora de Monitoria do Projeto Newton e Coordenadora em Exercício do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), também se pronunciou, apresentando as atividades da monitoria do Projeto e também destacando o importante papel do Cálculo para os alunos: “O Cálculo é muito mais que um curso que vai ajudar você a ser engenheiro. O Cálculo é uma linguagem, uma herança que vários matemáticos e cientistas deixaram para nós”, pontuou.
A professora Cristina Vaz falou sobre a importância do estudo do Cálculo.
Em seguida, com o objetivo de inspirar, estimular e motivar os alunos nesse início de semestre, o professor Miguel Chaquiam foi convidado para contar um pouco sobre a vida do cientista paraense Guilherme Maurício Souza Marcos de La Penha, a partir das pesquisas que realizou em sua tese, concluída em 2012, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a qual teve como foco o itinerário intelectual desse cientista, destacando-o como acadêmico, gestor e gerenciador de ciência no Brasil, capaz de atuar em diversas áreas do conhecimento.
Em sua fala, o professor Miguel Chaquiam destacou a vida acadêmica de La Penha como sendo um exemplo de dedicação e de envolvimento com as mais diferentes áreas do conhecimento, não apenas com a Engenharia: “Pode-se dizer que La Penha constituiu um perfil de um intelectual transdisciplinar, que defende a possibilidade de formar um cientista uno e múltiplo, de atitude não linear e que dialoga com outras áreas. Para ele, o cientista não devia apenas produzir, mas também gerenciar, ser líder e estar à frente do seu tempo. Sua trajetória nos mostra que podemos trilhar caminhos diversos”, destacou o professor.
Guilherme de La Penha iniciou o curso de Engenharia Mecânica na UFPA, concluindo a graduação na Escola Politécnica da PUC-Rio em 1964. Formou-se também em Artes pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), dois anos mais tarde. Em um espaço de quatro anos (1965-1969), La Penha concluiu mestrado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, doutorado em Filosofia pela Universidade de Houston (EUA) e pós-doutorado pela Universidade de Carnegie-Mellon (EUA). Esses cursos exemplificam uma formação híbrida voltada à ciência de forma abrangente. Atuou, ainda, em diversas posições e cargos ligados à gestão científica e educacional, entre elas, Secretário de Educação Superior do MEC (1979-1980), Vice-Presidente do CNPq (1980-1982), Assistente Especial do Departamento de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (1984-1985), Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi (1987-1991; 1991-1994) e Diretor de Programas Espaciais da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (1995-1996).
Em sua apresentação, o professor Miguel Chaquiam frisou a formação abrangente e vocação para atividades de gestão em pesquisa do cientista Guilherme de La Penha.
O professor Miguel Chaquiam é licenciado em Ciências e Matemática pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará. Possui especialização em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), é mestre em Matemática pela UFPA e doutor em Educação pela UFRN. Atualmente, é professor da UEPA nos cursos de graduação e pós-graduação das áreas da Matemática, Ciências e Pedagogia.
Sobre o Projeto Newton
O Projeto Newton foi concebido em 2013 pelo gabinete da Reitoria e pela Assessoria de Educação a Distância (AEDi), que atualmente corresponde ao Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), em parceria com o Instituto de Tecnologia (ITEC) e com o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA. A proposta surgiu com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação das áreas de Engenharia, mais especificamente nas disciplinas de Cálculo 1 e 2, que são apontadas como elemento decisivo para ocorrências de reprovação e de evasão na Instituição.
Promover a participação ativa e a proatividade dos alunos estão entre os objetivos do Projeto Newton.
Para isso, o Projeto investe em diversas estratégias educacionais e comunicacionais, agregando práticas pedagógicas tradicionais e contemporâneas na construção de um ambiente ampliado de estudos, oferecendo aos alunos recursos como espaços virtuais de aprendizagem, videoaulas, materiais didáticos, transmissão ao vivo das aulas, monitorias, e aulas presenciais diferenciadas com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Mais de oito mil alunos já participaram do Projeto.