NITAE² e CoAcess discutem concepção de disciplinas sobre acessibilidade para graduações da UFPA

Com o objetivo de promover uma formação mais holística aos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e proporcionar um espaço propício para o fortalecimento do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão na Universidade, o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) irá promover disciplinas voltadas aos estudantes de graduação da Instituição, em parceria com Faculdades, Núcleos e Órgãos Especiais da UFPA. Tais disciplinas irão abranger temas importantes para a formação acadêmica e cidadã dos alunos.

As primeiras disciplinas a serem ofertadas já estão em fase de concepção e terão como tema a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência. As atividades serão realizadas em parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess) da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da UFPA. Na tarde do dia 27 de fevereiro, foi realizado um encontro em que estiveram presentes membros de diferentes coordenações da CoAcess voltadas às necessidades específicas de cada tipo de deficiência, além de professores e colaboradores do NITAE². Na oportunidade, a equipe da CoAcess apresentou as perspectivas, as principais demandas e os desafios enfrentados por alunos(as) com deficiência na UFPA.

A professora Rosilene Prado mostrou algumas formas de perceber e interagir com as pessoas com diferentes graus de autismo. O professor Jarbas Marcelino Silva discutiu as necessidades mais urgentes para pessoas que, como ele, têm deficiência visual. A professora Maria Madalena Silva falou sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com níveis variados de deficiência auditiva, principalmente no que se refere à educação. As apresentações foram encerradas por Carla Adriana Nascimento, que conversou sobre os diferentes tipos de deficiência física e como podem ser utilizadas tecnologias assistivas e ajudas técnicas para oferecer acessibilidade a essas pessoas.

Rosilene Prado, Jarbas Silva, Madalena Silva e Adriana Nascimento conversaram com professores e colaboradores do NITAE² sobre os desafios e caminhos para a inclusão.

Compromisso com a inclusão

Segundo dados da CoAcess, o número de alunos com deficiência na UFPA já soma quase 500 pessoas em todos os Campi da Universidade com a entrada dos calouros 2018. Isso evidencia a grande demanda pela discussão e busca de soluções nas áreas de acessibilidade e inclusão na Universidade. Para a professora Arlete Gonçalves, Coordenadora da CoAcess, é necessário que se amplie o debate acerca desses temas na Instituição: “É preciso discutir a acessibilidade no curso de Engenharia Civil. Precisamos de engenheiros que saibam trabalhar com a questão da acessibilidade estrutural, por exemplo. Temos que discutir acessibilidade nos cursos de Terapia Ocupacional, porque lá eles promovem e criam tecnologias específicas para pessoas com deficiência. Também temos que trazer essa discussão para o curso de Arquitetura e Urbanismo, porque são eles que montam as plantas e elas precisam ser acessíveis”, pontua.

Arlete Gonçalves, Coordenadora da CoAcess, abriu a reunião apresentando sua equipe, que trabalha com a questão da acessibilidade e inclusão na UFPA.

Netília Seixas, professora do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do NITAE², esteve presente na reunião e destaca o trabalho colaborativo e a construção de aprendizados como pontos fortes da proposta da oferta das disciplinas: "É uma grande articulação de várias equipes, vários conhecimentos, que participam de uma forma crescente. A Universidade, com suas várias equipes e setores, está se preparando e se organizando, crescendo nesse trabalho de fazer uma inclusão, realmente. É um crescimento de competências, de aprendizados, de trocas. Estamos todos, ao mesmo tempo, produzindo conhecimento e aprendendo".

Professores e colaboradores do NITAE² tiveram contato com a experiência do grupo do CoAcess e conheceram mais sobre as perspectivas da acessibilidade.

A oferta das disciplinas será amplamente divulgada ao longo do primeiro semestre de 2018.