Matemática navegando pelos rios de Belém: exposições no barco integram programação da SNCT no Pará

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017 no Pará conta com atividades especiais, organizadas no âmbito do projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Entre os destaques, está a ação “Ciência Móvel no Barco”, que consiste na montagem de exposições em um barco, para visitação por professores e alunos da Escola Municipal Prof. Milton Monte, na Ilha do Combu (dia 24); e da Fundação Escola Bosque - Unidade Pedagógica Taveira, na Ilha de Cotijuba (dia 25), em Belém.

Entre as peças do acervo, estão objetos interativos de aprendizagem, como jogos, aplicativos e experimentos utilizados para o ensino de Matemática e de Física. Um dos softwares educativos que serão disponibilizados para os visitantes é um aplicativo que utiliza as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada para a visualização e a simulação de poliedros (figuras geométricas, como cubo, cone etc.) em 3D. Com o uso de celulares e óculos de realidade virtual, será possível conhecer um pouco mais sobre a geometria espacial. O aplicativo foi desenvolvido sob a coordenação dos professores Marcos Diniz e Dionne Monteiro, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA.

Integram também a exposição, peças da Biblioteca de Objetos Matemáticos (BOM), coordenada pelo Prof. Márcio Nascimento (PPGCIMES-UFPA). Serão quebra-cabeças, xadrez, Torre de Hanói, jogos da velha, formas geométricas, tangram, dominós, entre outros. Para o ensino de Física, serão apresentados exemplares de diversos projetos da Faculdade de Física da UFPA: Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA), Laboratório de Demonstrações (LABDEMON), Núcleo de Astronomia (NASTRO) e Museu Interativo da Física (MINF).

A proposta dessa atividade é despertar a criatividade e estimular a interação do público com os objetos, como forma de promover uma experiência lúdica de aprendizagem a partir do manuseio das peças, da descoberta de como funcionam e da associação com aplicações práticas no cotidiano.

O projeto

O projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!” é coordenado pelo Prof. Marcos Diniz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal Rural do Pará (UFRA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Pará (IFPA). A proposta foi aprovada na Chamada 02/2017 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para realização de programações durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. De 23 a 27 de outubro, serão realizadas ações em Belém, Belterra, Bragança, Bujaru, Castanhal, Mojuí dos Campos, Paragominas, Santarém, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu e Vigia.

Saiba mais sobre o projeto: http://aedi.ufpa.br/index.php/ver-mais/333-da-rasa-de-acai-a-garrafa-de-klein-a-matematica-esta-em-tudo-durante-a-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-2017.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 no Pará

Ciência Móvel no Barco

Escola Municipal Prof. Milton Monte (Ilha do Combu, Belém-PA)

9h-17h