AEDI e curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPA planejam ações integradas de ensino-aprendizagem

As equipes da Assessoria de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará (AEDi-UFPA) e do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPA, modalidade a distância, reuniram-se na última quinta-feira, 10 de agosto, para discussão de novas atividades conjuntas.

O encontro teve como objetivo iniciar a configuração de um projeto integrado para a concepção, o planejamento e o desenvolvimento de estratégias e recursos educacionais multimidiáticos que potencializem e inovem os processos de ensino-aprendizagem vivenciados pelos(as) professores(as), tutores(as), alunos(as) e colaboradores(as) do curso.

Durante a reunião, a equipe da AEDi apresentou algumas experiências de projetos realizados junto a grupos de diferentes áreas do conhecimento e instituições, voltados para o ensino-aprendizagem. Além disso, os grupos dialogaram acerca dos desafios de conceber e desenvolver novas práticas educacionais, em um cenário marcado por grande avanço tecnológico e consumo midiático, aliado a profundas contradições e demandas sociais.

Envolvimento, cooperação, integração, aprendizado significativo e conhecimento transformador foram palavras-chave no encontro das equipes ao refletirem sobre o papel dos processos de ensino-aprendizagem que a Universidade tem como missão promover, independente da modalidade de ensino. No contexto da educação a distância na UFPA, muitas fronteiras já foram transpostas, mas se discutiu que é necessário dar passos ainda mais largos no estabelecimento de novas formas de aprender e ensinar que dialoguem com o contexto vivido e proponham soluções para os diferentes problemas sociais.

Além da equipe da AEDi, participaram da reunião o Coordenador do curso, professor Jackson Pinheiro; o Vice-Coordenador, professor Gleomar Maschio; a Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), professora Jussara Lemos; a Secretária do curso, Amanda Almeida; o colaborador da área de Tecnologia da Informação (TI), Wilcley da Silva; além dos professores do curso: Anadeiva Chagas, Eliane Santos, Mônica Monteiro da Rocha, Nilson Trindade, Renata Noronha, Sauri Machado, Sheila Pinheiro (atual diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino da PROEG), Sued Oliveira, Verônica Bahia e Veronica Gabriela da Silva.

O professor Jackson Pinheiro mencionou as dificuldades e os esforços da equipe do curso para produzir materiais didáticos, a partir de ferramentas multimídia, que possibilitem maior proximidade e interação com os alunos. Em sua fala, também destacou as expectativas em relação à parceria com a AEDi: “Nós temos um grupo engajado, estamos todos muito animados e tenho certeza que esta parceria renderá bons frutos para o curso, para os alunos e para a instituição como um todo”.

A partir dessa reunião, será montada uma agenda de trabalho para a concepção do projeto e o planejamento das primeiras ações colaborativas.

O Curso

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPA, modalidade a distância, é vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e foi criado em 2007, por meio da Resolução nº 3.508, que aprovou a oferta do curso em polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizados em municípios do estado do Pará. O curso já formou turmas nos polos de Capanema, Marabá, Oriximiná, Parauapebas e Paragominas. Atualmente está com três turmas abertas provenientes do 3º Processo Seletivo Especial de 2016 (PSE 2016‐3), nos municípios de Breves, Cametá e Marabá.