Banner Transmissão Ao Vivo

Polos UAB de Goianésia, Jacundá, Marabá, Pacajá e Altamira recebem visita da coordenação da AEDi

A visita aos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela coordenação da Assessoria de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará (AEDi/UFPA) continua em mais cinco municípios. O Assessor de Educação a Distância e Coordenador da UAB na UFPA, professor José Miguel Martins Veloso, e a Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da AEDi, professora Maria Ataide Malcher visitaram, na segunda fase da viagem, os polos de Goianésia, Jacundá, Marabá, Pacajá e Altamira.

Com indicadores educacionais preocupantes e grande demanda por cursos de nível superior, as coordenações de polos, junto às prefeituras e secretarias municipais, têm investido na infraestrutura ofertada aos alunos a fim de abrir novos cursos e melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

O polo UAB de Goianésia foi primeiro a ser visitado na segunda fase da viagem. Reinaugurado em 2014, conta com espaços reformados e uma nova gestão desde janeiro de 2017, sob a coordenação da professora Ana Maria Zamelato Dondoni. Durante a passagem pelo município, o professor José Miguel Veloso reuniu-se com a Secretária de Educação, Merivania Martins Lima, que reafirmou a necessidade de abertura de novas turmas da UAB para atender às necessidades de Goianésia, uma vez que os estudantes do município, para continuar sua formação, acabam tendo que se deslocar para outras cidades. A Coordenadora do polo tem atuado junto à prefeitura para garantir a melhor funcionalidade dos espaços e a abertura de novos cursos.

                                    Biblioteca do Polo UAB de Goianésia 

                                     Uma das salas de aula do Polo UAB de Goianésia  

Em Jacundá, a coordenação da AEDI teve a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura disponível no polo para atividades da UAB. A Coordenadora, Rosimara Binda do Nascimento, conduziu a apresentação dos espaços. Posteriormente, foi realizada uma reunião de trabalho com a Secretária Municipal de Educação, Leila Clara Gonçalves Barbosa, e a Diretora de Lotação, Marcia Nilia Inácio de Souza. Na ocasião, discutiu-se sobre as necessidades e expectativas em relação à abertura de novos cursos de graduação no polo e sobre a possibilidade de ofertas de cursos de pós-graduação. Os representantes do município ficaram felizes com a futura oferta no segundo semestre de 2017 do curso de Bacharelado em Administração Pública em Jacundá.

Já em Marabá, o Coordenador do polo UAB, Ademar da Luz Filho, apresentou os espaços de ensino-aprendizagem disponíveis aos alunos como bibliotecas, salas de aulas e laboratórios. Em maio deste ano, iniciou uma nova turma do curso de Biologia com 39 alunos. Com a estrutura atual, o polo possui capacidade para expandir suas atividades com novos cursos e turmas, o que foi discutido em reunião realizada no gabinete do Secretário de Educação, Luciano Lopes Dias, com a presença do Secretário Adjunto de Educação, Orlando Morais, e o Coordenador do polo. A prefeitura municipal, reconhece a importância do polo para a região e tem fornecido subsídios para melhorar sua estrutura e possibilitar a expansão. A formação de recursos humanos no município tem contribuído para a fixação e atuação dos próprios gestores, como os professores Ademar da Luz e Orlando Morais, egressos dos cursos da UAB em Marabá. 

                                        Bibilioteca do Polo UAB de Marabá

           Coordenador da AEDi com representantes do Polo UAB de Marabá e alunas

Seguindo as visitas pelo nordeste e sudeste do estado, em Pacajá, foi realizada reunião de trabalho com a Secretária de Educação, Maria Edneide Barreto da Silva, o Diretor de Ensino, Valdivino Moreno de Lima, o Chefe de Gabinete, Jorge de Oliveira Lima, e os Vereadores, Carlete Albuquerque de Lima e Max Luydyh de Andrade dos Santos. A pauta foi a reativação do polo UAB, devido à necessidade do seu funcionamento para o município. Os representantes municipais se comprometeram a realizar todos os esforços buscando driblar os desafios e dificuldades para a reativação do polo e a melhoria na qualidade de ensino-aprendizagem da região.

Reunião de trabalho com representantes do município de Marabá

A agenda de viagens e visitas aos polos da UAB localizados no estado do Pará encerrou em Altamira. O polo, sob gestão de Mariene Feitosa Gomes, apresenta uma estrutura de qualidade, com profissionais capacitados e suporte da prefeitura. As atividades estão em pleno funcionamento, com uma turma aberta do curso de Matemática, iniciada em maio, com 34 alunos matriculados.            

Biblioteca do Polo UAB de Altamira

                                Coordenador da AEDi em visita ao Polo UAB de Altamira

Também compareceram ao polo de Altamira representantes do município de Vitória do Xingu: a Secretária de Educação, Nilvade Sousa Oliveira; a Diretora de Ensino, Maria Dilkilene Cabral; a Coordenadora de Programas, Glenda Nileice Ferreira Ribeiro; e o Assessor Especial do Gabinete, Wandreson dos Santos Ribeiro. A proposta da equipe era se informar sobre os critérios e instalações necessárias para que o município sedie um polo da UAB. O professor José Miguel Veloso explicitou as regras utilizadas pela CAPES para abertura de novos polos.

Coordenação da AEDi  durante reunião no Polo UAB de Altamira

O Coordenador UAB ainda se reuniu com a turma de Licenciatura em Matemática de 2017. A reunião foi proveitosa, com várias sugestões para aperfeiçoamento do curso.

Agenda de visitas aos polos UAB

Iniciada no dia 10 de junho, a agenda de visitas aos polos da UAB no estado do Pará, foi conduzida pela coordenação da Assessoria de Educação a Distância (AEDi), com objetivos de conhecer as dificuldades e potencialidades de cada localidade; realizar reuniões de trabalho visando dialogar com representantes dos polos e autoridades municipais sobre os avanços e desafios da educação na região; conhecer o estado atual da infraestrutura ofertada aos discentes e docentes, além de estreitar a parceria da Universidade com as Secretarias Municipais de Educação. No total, foram visitados oito municípios: Altamira, Barcarena, Goianésia, Jacundá, Marabá, Moju, Pacajá e Tailândia.