Banner Transmissão Ao Vivo

AEDI é parceira da PROPESP na criação de novo padrão de sites para PPGs da UFPA

AEDI é parceira da PROPESP na criação de novo padrão de sites para PPGs da UFPA

A Assessoria de Educação a Distância, por meio do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, atuou em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP-UFPA) no desenvolvimento de um novo padrão de sites dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da instituição, lançado dia 14 de dezembro de 2015, no campus Guamá, em Belém. O novo modelo visa potencializar a disseminação da produção científica dos Programas, demonstrando o vínculo institucional com a Universidade e facilitando o acesso do público às informações sobre o funcionamento dos PPGs.

A iniciativa foi idealizada pela PROPESP e realizada em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (LADES), do campus Castanhal da UFPA, e com o Laboratório Multimídia da AEDI.

Como uma célula de concepção e desenvolvimento de estratégias de comunicação nas mais diferentes linguagens e a partir da combinação de recursos tecnológicos, o Laboratório Multimídia foi responsável por criar a proposta de organização da informação dos PPGs no template do novo site; padronizar o conteúdo e revisar os textos produzidos pelos próprios PPGs; criar e adequar os elementos de comunicação visual do site de cada Programa; gerenciar o processo de tradução do conteúdo estático do site para inglês e espanhol; e revisar o funcionamento dos recursos do site em diferentes plataformas a partir de critérios de usabilidade.

Ao longo desse processo, iniciado em setembro de 2015, foi fundamental o trabalho integrado com os pesquisadores de Computação do LADES, do campus de Castanhal, que foi responsável pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas que possibilitaram a criação e manutenção dos sites, de forma integrada ao domínio da UFPA. Bolsistas de graduação e pós-graduação de ambos os laboratórios atuaram diretamente no desenvolvimento do projeto.

Os Laboratórios também atuaram no contato direto com os PPGs na tentativa de preparar os seus coordenadores, professores e/ou técnicos para gerenciar a nova página do Programa. Para isso, a equipe do projeto desenvolveu um tutorial para a inserção de conteúdo nos sites e os disponibilizou aos responsáveis pelos PPGs, além de deixá-lo público na página da PROPESP. Foram organizadas também duas Oficinas de Inserção e Manutenção de Conteúdo dos Sites, a primeira no dia 3 de novembro e a segunda no dia 25 do mesmo mês, ministradas pelo coordenador do LADES, Prof. Dr. Marcos César da Rocha Seruffo, em colaboração com os bolsistas que atuaram diretamente no projeto, e com a equipe do Laboratório Multimídia (AEDi).

Oficina de Inserção e Manutenção de Conteúdo dos Sites, realizada no dia 03 de novembro no auditório do PGITEC. Foto: Mariana Almeida

Novo modelo de site

Dos 76 PPGs stricto sensu da UFPA, 71 aderiram até agora ao projeto de padronização dos sites e organizaram suas informações em uma nova proposta de layout e disposição de conteúdo.

A plataforma adotada foi o Joomla! (versão 3.4.4), que é compatível com os padrões do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e apresenta versões para acesso em dispositivos móveis (tablets, smartphones etc.). Além disso, esta plataforma é considerada de fácil manuseio e permite que os próprios PPGs realizem a inserção e atualização de conteúdo da maneira mais independente possível.

Novos sites dos PPGs da UFPA podem ser acessados por diversas plataformas virtuais. Foto: Mariana Almeida

Os novos sites também contam com uma identidade visual única e com domínio de acesso vinculado ao da PROPESP. Para conferir, basta inserir no navegador a sigla do Programa, seguida de “.propesp.ufpa.br”. Por exemplo: www.ppgtpc.propesp.ufpa.br.

Menu do novo site do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, do IFCH

Nas novas páginas, os visitantes podem acessar as informações dos PPGs por meio de oito abas: “O Programa”, que apresenta as principais informações do PPG ao visitante; “Acadêmico”, com dados mais direcionados ao cotidiano do discente; “Pesquisa”, que apresenta iniciativas de pesquisa no âmbito do Programa, detalhamento dos Projetos e Grupos de Pesquisa; “Impacto Social”, com informações sobre a contribuição do PPG para sociedade; “Agenda”, que concentra dados sobre eventos, reuniões e outras atividades  desenvolvidas no âmbito do Programa; “Ingresso”, com informações sobre processo seletivo; “Teses e Dissertações” com os arquivos para download das produções do PPG; “Documentos”, com regulamentos, formulários, atas e demais legislações que regem o funcionamento do Programa. Além disso, como estratégia para impulsionar a internacionalização da pesquisa da UFPA, todas as páginas terão versões em inglês e espanhol.

O objetivo é que a partir dos novos sites a produção originada no atual cenário de pós-graduação da UFPA seja visibilizada de forma adequada não somente para conhecimento da comunidade acadêmica em geral, mas sobretudo para valorização da pesquisa desenvolvida pela Universidade dentro e fora do país.

Para isso, a elaboração dos sites iniciada a partir do diagnóstico situacional realizado pelos Laboratórios parceiros da PROPESP no que concerne às páginas dos PPGs da UFPA que estavam em funcionamento. Nesse levantamento foram identificadas situações diversas, entre as quais se destacam a pluralidade de formatos das páginas dos Programas, sendo algumas baseadas em templates de blogs e/ou páginas externas ao domínio institucional da UFPA. Além disso, foram identificadas formas diversas de organização das informações dos Programas, nem sempre completas e/ou atualizadas.

Os resultados do diagnóstico e a proposta institucional de site foi apresentada a todos os coordenadores de PPGs, em outubro de 2015, em reunião na SEGE. A partir desse momento foram aprovados os parâmetros de desenvolvimento dos sites, entre os quais se destacam: assegurar clareza e um padrão na arquitetura da informação de todos os sites da UFPA, bem como a completude e a atualização das informações.

Reunião na SEGE realizada em outubro de 2015 com os coordenadores dos PPGs da UFPA. Foto: Júlia Quemel

 

Reunião na SEGE realizada em outubro de 2015 com os coordenadores dos PPGs da UFPA, com a apresentação do diagnóstico feito pela equipe da AEDi. Foto: Júlia Quemel

Lançamento:

O evento de lançamento foi realizado dia 14 de dezembro de 2015, no Auditório do prédio da Pós-Graduação do ITEC (PGITEC), e contou com a participação de professor convidado, o Prof. Dr. Ronaldo Lopes Oliveira, atual coordenador de Ensino de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que proferiu palestra intitulada “Integridade Científica e Revistas Predatórias”, sobre os perigos que periódicos falsos oferecem à produtividade dos Programas de Pós-Graduação. A palestra, assim como o desenvolvimento dos sites, marcaram um importante momento para o avanço da Pós-Graduação na UFPA.