Banner Transmissão Ao Vivo

E-book sobre Estudos Culturais na Amazônia é lançado na UFPA

E-book sobre Estudos Culturais na Amazônia é lançado na UFPA

Em uma noite animada de homenagens e música ao vivo, foi lançado ontem, 25, o e-book “Pesquisas em Estudos Culturais na Amazônia: cartografias, literaturas & saberes interculturais”, organizado pelos pesquisadores Agenor Sarraf Pacheco, Genio Nascimento, Jerônimo da Silva e Silva e Maria Ataide Malcher e publicado pela Editora da AEDi (EditAEDi). O lançamento ocorreu no hall do auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ-UFPA) como parte da programação do II Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia (DCIMA).

Professores Agenor Sarraf Pacheco (UFPA), Maria Ataide Malcher (UFPA), Lucrecia Ferrara (PUC-SP) e Vera França (UFPA). Foto: Mariana Almeida

 Professores Agenor Sarraf Pacheco (UFPA), Maria Ataide Malcher (UFPA), Lucrecia Ferrara (PUC-SP) e Vera França (UFPA). Foto: Mariana Almeida

Esse é o primeiro livro virtual sobre o tema que reúne tantos autores da região. Ao todo, 80 pesquisadores são responsáveis pelos artigos que discutem temas das mais diversas áreas, como Antropologia, Comunicação, História, Letras, Educação, Artes, Sociologia, Museologia, entre outras. A publicação apresenta os trabalhos que fizeram parte do II Colóquio Nacional Estudos Culturais na Amazônia, realizado em 2013 na UFPA.

“A grande contribuição do e-book é pela criatividade metodológica por valorizar temas que são historicamente marginais”, defende o professor Agenor Sarraf. O livro é dividido em quatro partes: Cartografias & Mediações, Literaturas & Oralidades, Saberes & Interculturalidades e Culturas & (Des)colonialidades, que destacam temáticas referentes ao mundo amazônico e suas fronteiras.

Democratização do conhecimento

Para concretizar o projeto de reunir tantos trabalhos e tantos autores em um só livro, os organizadores da publicação contaram com a parceria da EditAEDi, da Assessoria de Educação a Distância da UFPA, coordenada pela professora Cristina Vaz. Com a missão de democratizar o conhecimento científico disponibilizando obras com acesso livre, a editora defende a diversidade e a facilidade nas publicações. “A gente busca transformar essa realidade em que os autores encontram diversas dificuldades em publicar os seus trabalhos, as suas obras científicas”, explica a professora Cristina.

O e-book “Pesquisas em Estudos Culturais na Amazônia: cartografias, literaturas & saberes interculturais” já está disponível para download gratuito no site da EditAEDi que pode ser acessado aqui. De acordo com o professor Agenor Sarraf, a perspectiva é a de que seja lançado um novo livro após a realização do terceiro colóquio nacional sobre Estudos Culturais na Amazônia.

 Alguns dos autores e organizadores do e-book com os professores José Miguel Veloso e Cristina Vaz. Foto: Mariana Almeida