Banner Transmissao Ao Vivo 2018

AEDi abriga Curso de Gestão Cultural

Voltado para as pessoas que trabalham com cultura em diversos municípios do Pará, curso é uma realização da UFPA com o MinC

Começou hoje, dia 12, no auditório da Assessoria de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará (AEDi/UFPA) a segunda etapa presencial do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural. Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Apoio Cultural (DAC/Proex), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o curso promove a formação de gestores, conselheiros e agentes culturais do Pará, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Esta etapa contará com cerca de 40 participantes, oriundos de municípios do nordeste paraense. Até a próxima sexta-feira, dia 14, eles terão aulas e oficinas sobre temas como gestão pública da cultura, financiamento de projetos e o papel de agentes públicos e privados nas políticas culturais, além de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso. “O MinC começou a discutir a formação cultural com as universidades, que são um dos principais espaços de formação da sociedade”, afirma a coordenadora geral do evento, Vânia Nogueira.

Os alunos do curso terão aulas com professores da Geografia, da Arquitetura, da Computação e da Comunicação, uma equipe multidisciplinar composta especialmente para aperfeiçoar uma formação que na maioria das vezes se adquire com a prática. “A importância desse curso está na discussão da gestão cultural, mas também na profissionalização desses agentes”, acrescenta Vânia. Iniciada em abril deste ano, esta é a segunda edição do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural. A primeira ocorreu em 2013 e formou aproximadamente 50 pessoas.

Educação a Distância - O curso é realizado na modalidade semipresencial, com etapas presenciais e etapas a distância, uma complementando a outra. Segundo a coordenadora de ambiente a distância do curso, professora Suzane Fernandes, nos momentos presenciais ocorrem as aulas temáticas e um maior aprofundamento no assunto, debate que se prolonga nas etapas a distância graças a organização das salas de aula virtuais na plataforma Moodle.

“A grande vantagem da utilização do Moodle é a possibilidade da intensa interatividade entre professores, tutores e cursistas”, explica a professora Suzane, que caracteriza a plataforma como um “ambiente virtual de aprendizagem”. Aplicativo de mensagens instantâneas, o Whatsapp também será utilizado pela coordenação do curso na segunda etapa a distância para facilitar a comunicação entre professores e alunos, moradores das sub-regiões Metropolitana, Guamá, Rio Caeté e Rio Capim.

Abertura – Envolvendo municípios, estados e a União, o Sistema Nacional de Cultura (SNC) representa um processo de gestão e promoção conjunta das políticas públicas de cultura. A implantação do SNC em todo o Brasil é uma das 53 metas estipuladas no Plano Nacional de Cultura (PNC), que prevê também a qualificação da gestão cultural tanto no setor público quanto no setor privado. É nesse contexto que se dá a realização do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural.

Com início às 9h desta quarta-feira, o curso teve abertura marcada pela participação do professor Leonardo Coelho de Souza, diretor de Apoio Cultural da Proex, que falou sobre a importância do evento para a consolidação do Sistema Nacional de Cultura. “Esperamos que as disciplinas possam contribuir para a construção local do Plano Nacional de Cultura”, afirmou o professor Leonardo, que na ocasião representou o Pró-Reitor de Extensão da UFPA, professor Fernando Arthur de Freitas Neves.

A abertura também contou com a presença de Delson Cruz, representante do Ministério da Cultura (MinC) na Região Norte. Ele falou sobre o momento atual do Brasil, de consolidação das políticas públicas de cultura, destacando que, mais do que a capacidade de proposição de projetos, os municípios têm que demonstrar a capacidade de gestão cultural. Em seguida, teve início a primeira aula, “Papel dos agentes públicos e privados nas políticas culturais”, ministrada pelo professor Zhumar de Nazaré.