Banner Transmissao Ao Vivo 2018

AEDi abriga Curso de Gestão Cultural

AEDi abriga Curso de Gestão Cultural

Voltado para as pessoas que trabalham com cultura em diversos municípios do Pará, curso é uma realização da UFPA com o MinC

Começou hoje, dia 12, no auditório da Assessoria de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará (AEDi/UFPA) a segunda etapa presencial do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural. Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Apoio Cultural (DAC/Proex), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o curso promove a formação de gestores, conselheiros e agentes culturais do Pará, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Esta etapa contará com cerca de 40 participantes, oriundos de municípios do nordeste paraense. Até a próxima sexta-feira, dia 14, eles terão aulas e oficinas sobre temas como gestão pública da cultura, financiamento de projetos e o papel de agentes públicos e privados nas políticas culturais, além de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso. “O MinC começou a discutir a formação cultural com as universidades, que são um dos principais espaços de formação da sociedade”, afirma a coordenadora geral do evento, Vânia Nogueira.

Os alunos do curso terão aulas com professores da Geografia, da Arquitetura, da Computação e da Comunicação, uma equipe multidisciplinar composta especialmente para aperfeiçoar uma formação que na maioria das vezes se adquire com a prática. “A importância desse curso está na discussão da gestão cultural, mas também na profissionalização desses agentes”, acrescenta Vânia. Iniciada em abril deste ano, esta é a segunda edição do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural. A primeira ocorreu em 2013 e formou aproximadamente 50 pessoas.

Educação a Distância - O curso é realizado na modalidade semipresencial, com etapas presenciais e etapas a distância, uma complementando a outra. Segundo a coordenadora de ambiente a distância do curso, professora Suzane Fernandes, nos momentos presenciais ocorrem as aulas temáticas e um maior aprofundamento no assunto, debate que se prolonga nas etapas a distância graças a organização das salas de aula virtuais na plataforma Moodle.

“A grande vantagem da utilização do Moodle é a possibilidade da intensa interatividade entre professores, tutores e cursistas”, explica a professora Suzane, que caracteriza a plataforma como um “ambiente virtual de aprendizagem”. Aplicativo de mensagens instantâneas, o Whatsapp também será utilizado pela coordenação do curso na segunda etapa a distância para facilitar a comunicação entre professores e alunos, moradores das sub-regiões Metropolitana, Guamá, Rio Caeté e Rio Capim.

Abertura – Envolvendo municípios, estados e a União, o Sistema Nacional de Cultura (SNC) representa um processo de gestão e promoção conjunta das políticas públicas de cultura. A implantação do SNC em todo o Brasil é uma das 53 metas estipuladas no Plano Nacional de Cultura (PNC), que prevê também a qualificação da gestão cultural tanto no setor público quanto no setor privado. É nesse contexto que se dá a realização do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural.

Com início às 9h desta quarta-feira, o curso teve abertura marcada pela participação do professor Leonardo Coelho de Souza, diretor de Apoio Cultural da Proex, que falou sobre a importância do evento para a consolidação do Sistema Nacional de Cultura. “Esperamos que as disciplinas possam contribuir para a construção local do Plano Nacional de Cultura”, afirmou o professor Leonardo, que na ocasião representou o Pró-Reitor de Extensão da UFPA, professor Fernando Arthur de Freitas Neves.

A abertura também contou com a presença de Delson Cruz, representante do Ministério da Cultura (MinC) na Região Norte. Ele falou sobre o momento atual do Brasil, de consolidação das políticas públicas de cultura, destacando que, mais do que a capacidade de proposição de projetos, os municípios têm que demonstrar a capacidade de gestão cultural. Em seguida, teve início a primeira aula, “Papel dos agentes públicos e privados nas políticas culturais”, ministrada pelo professor Zhumar de Nazaré.