Banner Transmissão Ao Vivo

UAB forma 143 matemáticos em nove polos no Pará

No segundo semestre de 2014, foram realizadas cerimônias de outorga de grau aos concluintes do curso de Graduação Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo, foram 143 formandos do segundo período letivo do ano, em nove polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Pará.

Foto: Divulgação 

BREVES – A solenidade realizada em 22 de agosto de 2014 contou com a presença do professor Rogelio Daniel Benavides Guzman, vice-diretor da Faculdade de Matemática da UFPA; do professor Ronaldo Leão dos Santos, coordenador do polo UAB/UFPA de Breves; do prefeito do município, José Antonio Azevedo Leão, dentre outras autoridades políticas e acadêmicas. 18 novos profissionais comemoraram a vitória.

BUJARU – O professor José Antônio Moraes Vilhena, diretor da Faculdade de Matemática da UFPA, presidiu a sessão solene de formatura dos 16 estudantes de Bujaru. A mesa foi composta também professor Josimar Ramos de Sousa, nome e paraninfo da turma, e da coordenadora do polo UAB/UFPA do município, professora Ronilsa Guimarães, além de representantes da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Bujaru e outras autoridades, em cerimônia no dia 26 de julho de 2014.

CAMETÁ – O Auditório Alberto Moia Mocbel, no campus da UFPA em Cametá, foi o palco da outorga de grau para 20 novos matemáticos da cidade, em 16 de julho de 2014. O evento contou com o professor Manoel Silvino Batalha de Araújo, representando o Reitor da UFPA, professor Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Na mesa solene estavam presentes a coordenadora administrativa da AEDI-UFPA, Ivanete Guedes Pamplona, e a coordenadora do polo UAB/UFPA de Cametá, professora Geanice Raimunda Baia Cruz, além do prefeito Gilmar Pereira da Silva e outros representantes da administração municipal.

DOM ELISEU – No polo da UAB/UFPA em Dom Eliseu os 22 formandos em Matemática colaram grau perante a professora Irene Castro Pereira; o professor José Miguel Martins Veloso, assessor de Educação a Distância da UFPA; o professor Juaci Picanço da Silva, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR-UFPA); o prefeito e patrono da turma, Joaquim Nogueira Neto; a coordenadora do polo UAB/UFPA de Dom Eliseu, Michelle Aquino da Luz, dentre outros convidados. Na oportunidade, em 15 de agosto de 2014, também foi realizada a formatura de 5 professores do curso de Licenciatura em Matemática, oferecido por meio do PARFOR pela UFPA. Saiba mais sobre o PARFOR-UFPA no site.

                                                                               

GOIANÉSIA DO PARÁ E MARABÁ – As turmas de Goianésia do Pará e Marabá, em solenidade conjunta realizada no dia 2 de agosto de 2014, apresentaram os novos formandos em Licenciatura em Matemática com a presença do professor José Antônio Moraes Vilhena, diretor da Faculdade de Matemática da UFPA; a coordenadora do polo UAB/UFPA em Goianésia do Pará, Antonia Rosângela Costa de Sousa, a coordenadora do polo UAB/UFPA em Marabá, Sayonara Dias Vieira, e outros professores e autoridades. Ao todo, foram graduados 22 novos profissionais, 11 de cada polo.

JURUTI – No dia 23 de agosto de 2014, o diretor da Faculdade de Matemática da UFPA, professor José Antônio Moraes Vilhena, esteve presente na formatura dos 16 novos matemáticos do polo UAB/UFPA de Juruti, dia especial para eles e seus convidados. Junto a eles, o coordenador do polo, Zenilton Albuquerque Lira; o prefeito da cidade e patrono da turma, Marco Aurélio Dolzane do Couto, além de parentes e amigos dos formandos.

ORIXIMINÁ – A solenidade em Orixininá, oeste do Estado, foi comandada pelo professor Rogelio Guzman, com a presença do prefeito Luiz Gonzaga Viana Filho, da coordenadora do polo UAB/UFPA da cidade, professora Lucivete Andrade, autoridades municipais, profissionais da instituição e familiares, que compartilharam a alegria com os 22 formandos no dia 29 de agosto de 2014.

PARAUAPEBAS – A turma de Parauapebas encerrou o ciclo de outorgas de grau das turmas de Licenciatura em Matemática do segundo período letivo de 2014, em cerimônia com o professor José Antonio Vilhena, a coordenadora do polo UAB/UFPA do município, Catarina de Lourdes Santos da Silva, e a secretária de Educação de Parauapebas, Juliana Santos. Um momento de festa para os 13 formandos, que entravam em uma nova etapa de suas vidas.

CURSO PIONEIRO - O curso de Licenciatura em Matemática, primeira graduação ofertada na modalidade a distância pela UFPA, teve sua primeira entrada de alunos em 2003 e, desde então, forma professores de Matemática da rede pública de ensino para atuarem com qualificação diferenciada e mais abertos a novas práticas educacionais. Assista e baixe o documentário “Educação Sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA”, que conta mais dessa história clicando aqui.