ÚLTIMA OPORTUNIDADE DE INSCRIÇÃO

Estamos ainda disponibilizando 50 vagas a serem preenchidas para o Curso de Especialização: “Intervenção em Conflitos e Violência contra crianças e adolescentes – Garantindo direitos especiais”. As inscrições podem ser feitas na plataforma até 10/10/2014: www.aedi.ufpa.br/direitosespeciais/inscricao

Edital Revisado

AVISO AULA INAUGURAL

Avisamos aos selecionados ao “Curso de Especialização: Intervenção em Conflitos e Violência contra crianças e adolescentes – Garantindo Direitos Especiais” que a aula inaugural foi adiada com data ainda a ser definida pela SEDUC/PA.

Assim que tivermos alguma posição divulgaremos aqui nesta página.

Att.

A coordenação.

AVISO SOBRE O TERMO DE COMPROMISSO

Avisamos aos selecionados ao “Curso de Especialização: Intervenção em Conflitos e Violência contra crianças e adolescentes – Garantindo Direitos Especiais” que o Termo de Compromisso pode ser enviado sem a assinatura do Secretário, segundo orientação da EGPA.  Tal assinatura será obtida posteriormente.

Modelo Termo de Compromisso

Aviso

Informamos aos inscritos no “Curso de Especialização em intervenção em conflitos e violência contra crianças e adolescentes – garantindo direitos especiais” que a divulgação final da seleção dar-se-á no dia 01/09/2014, nos sites da AEDI, SEDUC e EGPA.

Cronograma do curso

Edital Revisado

Inscrições Prorrogadas

Informamos aos(às)  candidatos(as) ao curso de Especialização (Intervenção em Conflitos e Violência contra crianças e adolescentes...) que as inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de agosto de 2014.

Aviso

Informamos aos(às)  candidatos(as)  à inscrição ao curso de Especialização (Intervenção em Conflitos e Violência contra crianças e adolescentes...) que as inscrições foram ampliadas a servidores municipais.

Prorrogação das Inscrições

As inscrições ao Curso de Especialização intitulado: “Intervenção em conflitos e violência contra crianças e adolescentes – Garantindo direitos especiais”, do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA (ICJ), desenvolvido em parceria com o Governo do estado, anteriormente previstas para encerrar em 13 de julho de 2014, foram prorrogadas até 31 de julho de 2014. Consultar detalhes no Edital EDITAL Nº 002/2014 – AEDI/UFPA, disponível abaixo.

Link para inscrições: http://aedi.ufpa.br/direitosespeciais/inscricao.

______________________________________________________________________

No último dia 27 de junho de 2014, foi lançado o curso de pós-graduação (lato sensu), em nível de especialização, Intervenção em Conflitos e Violência Contra Crianças e Adolescentes - Garantindo Direitos Especiais,oferecido gratuitamente para servidores e empregados públicos estaduais. São 600 vagas destinadas a profissionais efetivos das áreas da Educação, Saúde, Direito e Assistência Social. O lançamento ocorreu às 10h, no auditório do Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.

Com carga horária de 400 horas – 360h em aulas teóricas e 40h de aulas práticas, o curso será desenvolvido ao longo de 18 meses, na modalidade de Educação a Distância, com momentos presenciais, conforme estipula do Decreto 5.622/2005 do Ministério da Educação e Cultura (MEC). É uma realização dentro do Pacto pela Educação no Pará, através da parceria entre UFPA e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Especial de Estado de Gestão (Seges), Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) e programa Pro Paz – Por uma Cultura de Paz.

Esta especialização foi idealizada para dar suporte na formação continuada de profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, no sentido de aperfeiçoar seus conhecimentos, habilidades e atitudes, atualizando conceitos e práticas pedagógicas. O objetivo é orientar a intervenção estatal no enfrentamento da violência em âmbito infantojuvenil, buscando fundamentos teóricos e éticos à proteção dos direitos garantidos no ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), à construção de cidadania, educação e convivência em sociedade, além de fomentar a discussão de práticas inovadoras no trato de conflitos.

As vagas serão distribuídas em 13 polos: Região Metropolitana de Belém (240), Castanhal (30), Capanema (30), Barcarena (30), Breves (30), Salvaterra (30), Marabá (30), Redenção (30), Tucuruí (30), Paragominas (30), Santarém (30), Itaituba (30), Altamira (30). O conteúdo programático terá coordenação do Instituto de Ciência Jurídicas da UFPA e as aulas serão ministradas online, por meio da Plataforma Moodle, operacionalizada pela Assessoria de Educação a Distância (Aedi/UFPA)

Ingresso – O preenchimento das 600 vagas da especialização se dará através de processo seletivo. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada pela Internet, no período de 30 de junho a 13 de julho de 2014 no sitehttp://aedi.ufpa.br/direitosespeciais/inscricao. O link para inscrições e o edital com todas as normas na seleção estão disponíveis também nos sites da EGPA (www.egpa.pa.gov.br) e da Seduc (www.seduc.pa.gov.br).

Para se candidatar a uma vaga é necessário ser servidor público efetivo ou empregado público efetivo estadual; possuir diploma ou certificado de graduação de nível superior reconhecido pelo MEC, nas áreas de Educação, Saúde, Direito ou Assistência Social; e não ter participado de curso de especialização financiado pelo Estado nos últimos três anos. O processo seletivo fará análise da ficha de inscrição preenchida pelo candidato e análise de Carta de Intenção. Os aprovados serão anunciados nos sites da Aedi, EGPA e Seduc no dia 21 de julho. A aula inaugural do curso está prevista para o dia 02 de agosto, às 10h, no prédio de pós-graduação tecnológica (PPGTEC), no Campus II da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Baixe aqui o edital.